quinta-feira, junho 16, 2005

Rédeas à Solta

O Centro Comercial Almada Forum, em Almada (margem sul de Lisboa), está actualmente a desenvolver uma acção promocional para apresentar a arte equestre, sendo o evento patrocinado por empresas ligadas à mesma arte, à criação de cavalos e às touradas.

Assim, durante os próximos dias, dois póneis estarão a ser usados para que crianças os montem como diversão. O espaço está adaptado para a presença dos animais. Existe um picadeiro para que os póneis possam ser montados e as crianças dêm uma volta, ao estilo dos carrosséis de póneis típicos das feiras portuguesas.

Nestas situações os póneis são forçados a caminhar em círculo durante horas seguidas. No Almada Forum os animais vão estar sujeitos a este esforço durante todos os dias, desde a abertura até ao encerramento do centro comercial.

Por favor, enviem um e-mail de protesto acerca desta situação para a Administração do Almada Forum. Esta acção não é de todo pedagógica, e dará às crianças uma ideia errada de como se devem tratar os animais. Sugerimos o cancelamento imediato deste suposto divertimento inadmissível.

Endereços:
*
Geral
*
Director do CC - Dr. Francisco Cavaleiro
*
Assistente de Marketing do C.C. - Dra. Filipa Fontes

Insistam nos vossos envios, pois quanto mais persistência houver na mensagem, maior será a probalidade de salvarmos estes animais. Tudo depende de nós e o bem-estar deles está dependente das nossas mãos.

Bem-haja.

3 Comments:

Blogger Beste said...

Os meus 2 emails já seguiram para as moradas indicadas. Espero que haja muitos mais "seguidores" em mais uma causa importante para os nossos amiguinhos. Continuem com este bom trabalho.

2:32 da manhã  
Blogger PiP said...

Também já enviei um pedido de explicações para os três e-mails referidos!
Parabéns pelo site! A persistência é a maior arma e é uma das caracteristicas que P'los Animais tem mantido. Continuem assim!

Bjs Rakel!

PiP

3:27 da tarde  
Blogger PiP said...

Recebi hoje uma resposta do Director Geral do Almada Fórum em relação a esta questão! Vou dar-me à liberdade de transcrever o essencial da mensagem:

"O Festival Equestre foi uma iniciativa que visou divulgar junto dos visitantes do Almada Forum um pouco do mundo equestre. Teve o apoio de entidades públicas e privadas de reconhecida idoneidade no meio, onde também é divulgada a Hipoterapia e terapias adaptadas à recuperação de crianças e adultos com dificuldades físicas e psiquicas utilizando para esse efeito póneis e cavalos.

O Centro Equestre Loureiro Velho, Proprietário dos póneis, criou todas as estruturas necessárias, para garantir o bem estar dos seus animais e onde nunca poria em causa a sua integridade física e moral. O picadeiro e o espaço exterior onde os póneis pernoitavam tinham todas as condições necessárias para o seu bem estar. Os póneis tinham espaços próprios no picadeiro para descansarem, onde tinham água permanentemente e onde eram alimentados quatro vezes ao dia com ração e palha à descrição.

Os póneis não foram, de forma alguma, expostos a esforços constantes uma vez que, além de nunca estarem os dois em simultâneo a proporcionar às crianças o seu primeiro contacto com este nobre animal, faziam longas pausas programadas durante o dia. Também a utilização do espaço esteve limitada a crianças entre os dois e os seis anos, para garantir que os póneis não suportassem crianças com peso superior às suas capacidades físicas.

O picadeiro não funcionou como diversão e/ou exploração comercial e apenas pretendeu, integrado no âmbito do Festival, dar a oportunidade às crianças que vivem em meios urbanos, de contactarem com um animal tão meigo e dócil, como é o caso dos póneis."


Como não fui ao centro durante o período em que a iniciativa decorreu (para dizer a verdade, nunca lá fui de todo), espero sinceramente que o que o Dr. F. Cavaleiro de Ferreira (que é cavaleiro de nome!) tenha razão no que diz. No entanto, continuo a achar que pedir esclarecimentos nunca é demais.

Obrigada José Dias por nos manteres ao corrente das situações que podem não ser assim tão claros como parecem.

9:49 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home