domingo, abril 24, 2005

Dá o teu voto à IFAW

Image Hosted by ImageShack.us

A IFAW (International Fund for Animal Welfare) é uma organização canadiana, que teve o seu início há cerca de 3 décadas, quando um grupo de cidadãos anónimos se juntarem para denunciar e lutar contra a atrocidade da caça às focas bebés.

Desde então a IFAW tem sido um dos principais focos de activismo pela defesa da qualidade de vida animal, e o seu trabalho tem sido reconhecido por diversas vezes e em diversas formas.

Chegou a vez de ser distinguido com uma nomeação nos
Webby Awards na categoria de activismo, sendo o único candidato que se dedica ao activismo animal.

Para mostrarmos que esta é uma causa tão nobre quanto todas as outras, e que existem inúmeras pessoas que se importam com aqueles que mais estão à nossa mercê,
vamos votar massivamente em IFAW... pelos animais!

sábado, abril 23, 2005

Número de Animais abatidos para Consumo

Image Hosted by ImageShack.us

Com base nas estatísticas da FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations) sobre Agricultura (Statistical Databases of Agriculture), o Secretariado da União Vegetariana Europeia (EVU), num comunicado recente, apresentou o número de animais mortos no mundo para consumo humano durante o ano de 2003. Os números foram estabelecidos a partir de relatórios provenientes de mais de 210 países. Mas deve ter-se em atenção que alguns países e territórios não fornecem dados.

Aqui estãos os números assustadores (por ordem decrescente):

* Galinhas e frangos: 45 biliões e 900 milhões
* Patos: 2 biliões e 260 milhões
* Porcos: 1 bilião e 240 milhões
* Coelhos: 857 milhões
* Perus: 691 milhões
* Gansos: 533 milhões
* Carneiros, ovelhas, cordeiros: 515 milhões
* Cabras: 345 milhões
* Bois, vacas, vitelos: 292 milhões
* Roedores: 65 milhões
* Pombos e outras aves: 63 milhões
* Búfalos: 23 milhões
* Cavalos: 4 milhões
* Asnos, mulas, machos: 3 milhões
* Camelos e outros camelídeos: 2 milhões

A soma de todos estes números perfaz um total de mais de 50 biliões de animais, sem ter em conta os animais aquáticos (mamíferos, peixes e crustáceos). Os números referem-se apenas aos animais abatidos nos matadouros. Excluem-se os animais de criação extensiva (geralmente para consumo doméstico), assim como os que são alvo da caça, difíceis de contabilizar por não haver qualquer tipo de controlo.

Tendo em conta que um omnívoro consome em média 80 animais por ano e que a população mundial não-vegetariana é de biliões, depreende-se que o número exacto de animais mortos para a alimentação humana será muito superior àquele que os dados da FAO nos fornece. Sabe-se que só nos E.U.A. se consomem anualmente mais de 10 biliões de animais. Sendo que a esperança média de vida em Portugal é de 75 anos, um omnívoro consome cerca de 6000 animais durante a sua vida.

Adidas Predator

Apesar de na Austrália o consumo da carne de Canguru ser extremamente usual, é importante perceber que, quando o animal tem outros fins, que não a alimentação, a morte do mesmo acontece sob reacções de crueldade extrema.

Para quem não tem conhecimento, as sapatilhas Predator, comercializadas pela Adidas, são feitas com a pele destes animais saltitantes e simpáticos.

Milhões de cangurus morrem todos os anos por método de abate. Dos que escapam, muitos morrem devido aos ferimentos dos disparos.

Um milhão de crias de canguru morre junto às suas mães. Elas são arrancadas das bolsas e pisadas, golpeadas na cabeça ou abandonadas à sua sorte até morrerem de fome!

Uma boa idéia será expressar o nosso descontentamento por esta informação ao representante desta marca em Portugal, escrevendo para esta morada:

Adidas Portugal S.A.
Av. D. João II
Lote 1.17.03
12ºandar
1998-026 Lisboa


Para mais informações consultem o site Save the Kangaroo.

Para além disto podem proceder à impressão de uma
petição para recolha de assinaturas, por forma a solicitar à Adidas que deixe de usar a pele de canguru nas sapatilhas desta marca.

Encontrarão ainda o draft de uma
carta tipo que podemos enviar para a morada da Adidas em Portugal, ou mesmo para outros países.

Por favor, ajam!

sexta-feira, abril 15, 2005

Para que as peles de cão e gato provenientes da Ásia não sejam comercializadas na Europa...

...precisamos da tua assinatura!

Aqui podes ler como tudo acontece e ver imagens atrozes de como o animal é tratado para que lhe seja retirada a sua pele!

Aqui podes assinar a petição, e até fazer o download de cartas em formato PDF, que depois de devidamente personalizadas, podes enviar para as entidades competentes.

Os E.U.A. já baniram este comércio. A Austrália também! Mas na Europa apenas a França, Itália, Bélgica e Grécia é que tomaram posição. Até toda a Europa se posicionar contra este comércio, milhões de gatos e cães vão continuar a sofrer!

terça-feira, abril 12, 2005

Ainda a saga Fátima Lopes vs. Animal

In Diário de Notícias da Madeira

Fátima Lopes "apanhada" na polémica das peles

«A "Associação Animal" e Fátima Lopes são os protagonistas de uma polémica que envolve o uso de peles verdadeiras na indústria da moda.

«Em causa está um vídeo divulgado pela referida associação, onde se vê vários animais a serem literalmente esfolados vivos para que a sua pele possa ser usada em peças de vestuário. O vídeo é intercalado com imagens da estilista madeirense, que defende o uso de peles verdadeiras.

«De um lado da barricada está Miguel Moutinho, presidente da associação Animal, que acusa a estilista de defender publicamente o uso de peles, sem se importar com a forma como elas são conseguidas. Do outro está a estilista, que se diz vítima de uma cabala, chocada com as imagens que estão a ser divulgadas, e que pondera seriamente processar a Associação por difamação.»

Entrevista completa
aqui!

***

Esclarecimento da ANIMAL a propósito de Fátima Lopes e o seu apoio ao uso de peles


«Fátima Lopes continua a insistir que a ANIMAL lançou o vídeo "ANIMAL apresenta Fátima Lopes" (vídeo disponível aqui) para se autopromover através do seu mediatismo e da sua condição de “estilista internacional”, não percebendo que é exactamente a dimensão pública que tem que faz com que seja especialmente grave que se afirme “a favor das peles”, além de não perceber que essa acusação é completamente desprovida de sentido – a ANIMAL é uma organização de defesa dos animais, logo intervém em defesa destes, expondo e protestando contra os actos e situações de crueldade contra os animais e contra os autores destes actos e situações cruéis, independentemente da projecção pública que os mesmos tenham. Se, ao fazer o seu trabalho em defesa dos animais, a própria ANIMAL for publicitada, essa é uma consequência não pretendida, não é o objectivo da organização, cuja missão exclusiva é defender os direitos dos animais.

«Fátima Lopes continua a alegar que o vídeo “ANIMAL apresenta Fátima Lopes” é uma “manipulação”, esquecendo que ninguém a forçou a afirmar-se “a favor das peles”, a classificar de “disparate” os protestos que recebeu por e-mail de defensores dos animais e a garantir que “a fase contra as peles acabou”, quando prestou declarações ao “Correio da Manhã” e ao “24 Horas”. Este vídeo apresenta essas citações, com referências concretas ao dia em que essas declarações foram publicadas nos referidos jornais, associando essas declarações a algumas imagens publicamente disponíveis de Fátima Lopes, na certeza de que, evidentemente, é fundamental que as pessoas saibam “que” Fátima Lopes fez estas afirmações (sobretudo tendo em conta que há uma outra figura pública muito reconhecida em Portugal que, tendo exactamente o mesmo nome da estilista, nada tem a ver com as gravíssimas posições que esta estilista tem mantido, pelo que a diferenciação pela imagem também desse ponto de vista era indispensável). Se esta estilista vê “manipulação” nas imagens de animais a serem violentados e esfolados ainda vivos numa quinta de peles que surgem intercaladas neste vídeo com as imagens da própria estilista, é porque não compreende que o objectivo exacto deste vídeo é mostrar o que Fátima Lopes apoia ao usar peles nas suas criações e ao promover publicamente o uso de pêlo de animais. Só desta maneira pode o público saber o que sofrem os animais nas quintas de peles e, assim, o que significa exactamente, e quais as consequências práticas para os animais, resultantes das posições da estilista Fátima Lopes – nomeadamente a morte de raposas, chinchilas, guaxinins, martas e visons por asfixia, afogamento, envenenamento com gás, à paulada, por quebra do pescoço ou por electrocussão anal ou vaginal, sem qualquer espécie de atordoamento (o que acontece em todas as quintas de peles, em qualquer parte do mundo, sendo os animais sempre mortos estando inteiramente conscientes e a tentarem libertar-se enquanto a sua morte está a ser cruelmente provocada de qualquer uma destas maneiras). (...)»

O que esta senhora, infelizmente, ainda não percebeu, é que estamos a tratar da defesa dos animais, e não de lançar uma cabala contra o seu nome! Afirmou que vai continuar a usar peles por não ser hipócrita, ao invés de reconhecer o seu erro, e insurgir-se num acto louvável e revelador de inteligência, o da total recusa ao uso de peles nas suas confecções! Sendo assim, o seu nome vai continuar no topo da lista das acções que visam a preservação da qualidade de vida animal!

domingo, abril 10, 2005

Coreia ::: Legalização da Carne de Cão

Image Hosted by ImageShack.us

Em Eras capaz de te cobrir com a pele do teu melhor amigo? foi focado o uso de cães e gatos (que no Ocidente adoptamos como animais de companhia) na indústria das peles. Esta ideia pode demover muita gente na hora de comprar qualquer espécie de artigo em pele ou pêlo, porque por vezes tendemos a cuidar melhor destes animais, do que de todos os outros.

E se agora vos falarmos do uso da carne de cão na indústria alimentar do oriente? Quantos de vocês não sentem um calafrio sequer de imaginar? (Aqui abrimos os parênteses para dizer o seguinte: com este especial destaque para os nossos animais domésticos, não pretendemos criar distinção entres estes e aqueles que usamos na nossa alimentação; porém, no Oriente, gatos e cães são mortos em ruas ou feiras com requintes de crueldade extrema, pois diz a tradição funesta e descabida, que quanto mais o animal sofre, mais afrodisíaca será a sua carne - para além de revelar a virilidade de quem mata os animais.)

Este assunto está na ordem do dia de muitos protectores dos direitos dos animais mundo fora, pois a Coreia está cada vez mais próxima da legalização da venda do cão como comida. Um secretário de estado do departamento de Coordenação Política na Coreia levou a cabo um estudo de controlo higiénico para o uso alimentar da carne de cão, e esse assunto será debatido em parlamento. Se a moção for aprovada, assistiremos a um dos maiores retrocessos da humanidade em pleno século XXI. (A única esperança é o actual Ministro da Agricultura na Coreia dizer que de forma alguma poderá existir controlo da higiene na produção destas carnes.)

Está ao alcance de todos fazer chegar esta informação ao maior número possível de pessoas, para além de também ser possível a cada um de nós enviar o seu protesto através do site Take Action: Korean Government Seeks to Legalize Dog Meat.

Pedimos desculpa pelas chocantes imagens que aqui vos vamos deixar, porém só desta forma nos consciencializamos da gravidade deste assunto. Por favor, ajam!

Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us

+ info:
Born (to be) Wild

quarta-feira, abril 06, 2005

Eras capaz de te cobrir com a pele do teu melhor amigo?

Image Hosted by ImageShack.us
[Nicholas Gonzalez for Peta]

Para que todos percebam quão horrenda é a indústria das peles, é importante denunciar que os nossos animais domésticos também são usados para os mesmos fins!

É atroz pensar que, anualmente, são mortos mais de 2 milhões de cães e gatos para que sejam vendidas para o fabrico de artigos de pele. Estes animais são normalmente mortos na Ásia, onde a conotação do gato e do cão é muito diferente da do ocidente! Porém, é importante agir, pois as suas peles acabam a ser comercializadas na Europa ou América com toda a legalidade, uma vez que as suas etiquetas não indicam a sua origem, ou então falsificam-na, dizendo que é uma pele de Lobo Ibérico, Cão Selvagem Asiático / Chinês, Gato Selvagem / da Montanha, etc..

A raça de primazia desta indústria, é a do Pastor Alemão, pois a sua pelugem pode ser confundida com a de espécies selvagens, como a raposa, o coiote ou o guaxinim.

As peles destes animais, que no ocidente tão bem acolhemos como os nossos melhores amigos, nem sempre é usada em casacos, para que não se perceba a exacta origem. A pele de cão e gato pode estar nas nossas luvas, chapéus, cobertores, golas de casaco, brinquedos para animais (!!!) e até em peluches para crianças! Espantem-se...

Estes artigos podem ser encontrados em todo mundo e são muito difíceis de identificar, pois devido ao tratamento das peles, todas acabam por se tornar muito semelhantes!

Alguns países na Europa estão já a tomar alguns passos decisivos nesta matéria, mas Portugal está ainda aquém. Por isso acreditamos e agimos na base da sensibilização.

Pois se eras incapaz de usar a pele do teu gato ou do teu cão, reprova a utilização de qualquer pele, em qualquer acessório, pois podes também (mesmo que inocentemente!) estar a contribuir para a cruel matança dos "nossos melhores amigos".

Fontes:
Bont voor Dieren
Born (to be) Wild

terça-feira, abril 05, 2005

Como é quando se tem (quase) todo o Mundo contra nós?

Image Hosted by ImageShack.us
[Na foto, Paul Martin, Primeiro Ministro do Canadá]

A escritora Laura Esquivel (Como água para chocolate), a jornalista Elena Poniatowska e o artista plástico José Luis Cuevas estão entre os 38 intelectuais que apelaram ao governo do Canadá para que cancele o abate de focas bebés na Terra Nova. Este grupo reúne figuras do jornalismo, literatura, artes plásticas e outras áreas.

"Consideramos que, se foi autorizado o abate de 320 mil focas em dois meses, a média de focas mortas à paulada e na presença das próprias mães será de 5.250 por dia", sublinham numa carta enviada esta semana ao primeiro-ministro canadiano.

"Durante este período de massacre, que conta com a bênção das autoridades, a paisagem gelada será manchada de sangue", destaca o texto da missiva remetida a Paul Martin.

Criticando "o mais organizado, sistemático e cruel extermínio de mamíferos autorizado pelo Governo de um país que se preza de ser civilizado", o grupo salienta que "a matança maciça de focas no Canadá não tem precedentes na história moderna".

***

No dia 2 de Fevereiro, cerca de um quarto dos Senadores dos EUA co-apoiaram uma resolução que apelava ao Governo Canadiano que proibisse este massacre. No Reino Unido, 130 Deputados do Parlamento assinaram uma moção que apelava ao Governo Britânico para proibir a importação de todo o tipo de peles de focas. O Governo da Bélgica proibiu recentemente a importação e comércio de peles de focas e o Governo Italiano aprovou uma resolução anunciando a sua intenção de tomar uma medida igual.

***

Para que todo o Mundo perceba a gravidade desta situação, um painel de veterinários independentes de vários países estudaram a caça comercial de focas concluiu que até 42% das focas que estes cientistas examinaram foram provavelmente esfoladas enquanto vivas e completamente conscientes.

Tu também precisas de agir, e pode ser tão fácil, como escrever uma carta ou mail às entidades que lideram esta caça atroz! Vê aqui o que podes fazer para unir a tua voz à daqueles que se resignam a calar perante tal acto grotesco. Milhares de focas podem ser ainda salvas se agires já!!!

segunda-feira, abril 04, 2005

Ministério da Agricultura encerra exploração ilegal de chinchilas

"O Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Jaime Silva ordenou o encerramento de uma exploração ilegal de Chinchilas, situado no lugar do Viso, na freguesia de Godim, no Concelho de Peso da Régua.

Uma equipa da Direcção-Geral de Veterinária, acompanhada por elementos do Serviço da Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR (SEPNA), selou as instalações onde se encontravam cerca de 300 Chinchilas enjauladas, procedendo ao sequestro da exploração ilegal e tornando o seu proprietário “fiel depositário” dos animais.

A exploração de Chinchilas encontrava-se em situação irregular, visto o seu proprietário nunca ter dado início ao processo de licenciamento junto das entidades competentes.

A Brigada de Ambiente da GNR teve de proceder ao arrombamento da porta do pavilhão onde se encontravam os animais.

No local foram ainda detectadas e apreendidas cerca de 800 peles de Chinchilas."

(Fonte:Portal do Governo: aqui)


domingo, abril 03, 2005

Genocídio grotesco

A propósito do vídeo da Fátima Lopes, criei uma espécie de carta (aka mail) para envio a todos os envolvidos no genocídio grotesco que tem ocorrido no Animália. Vou agora fazer uma espécie de copy / paste e deixá-la aqui, para quem quiser usufruir desta para enviar / mostrar a todos; quanto mais informação houver espalhada por todos, melhor!

«Cada vez mais, o uso de peles torna-se mais usual consoante a moda. No que concerne à decoração "fica sempre bem" o uso de um tapete de tigre, ou talvez de um animal que tenha o seu património genético em risco.
Torna-se, cada vez mais, com o avanço das alternativas sintéticas, o uso de peles verdadeiras injustificável. As alternativas sintéticas possibilitam a redução/exclusão total (quem sabe talvez um dia...) de qualquer crueldade aos animais, sendo estes materiais sintéticos muito mais bonitos, elegantes, confortáveis e quentes do que as peles naturais, solidificando a razão em utilizar e abusar destes.
Para os custos das peles verdadeiras serem ainda mais baixos, os animais mantidos em cativeiro, são submetidos a torturas precárias e mais do que rudimentares: desumanas. Em quase todos os cativeiros os animais, muitas das vezes, são esfolados ainda vivos, permanecendo em estado de vida latente durante alguns segundos ou até minutos.
Com tudo isto, está-se a criar um movimento para a sensibilização de estilistas, decoradores e consumidores relacionados com peles verdadeiras de animais.»

Sempre que tiverem oportunidade, passem este mail.

"Eles agradecem!"

Alguém nos pode explicar...

...como é que deste cenário deslumbrante...
Image Hosted by ImageShack.us

...chegamos a este...
Image Hosted by ImageShack.us

...através disto?!?
Image Hosted by ImageShack.us

Vê no post em baixo de que modo te podes envolver para mostrares a tua indignação!

sábado, abril 02, 2005

Abriu a Caça às Focas Bebés no Canadá

Image Hosted by ImageShack.us
[Este ano, entre 15 de Março e 15 de Maio, 300.000 focas bebés estão a ser mortas à paulada no Canadá, com a autorização e subsídios do seu governo.]

O que podemos fazer para agirmos contra este massacre?

Por favor contacta o PM do Canadá, Paul Martin, e a Comissão Canadiana de Turismo. Se clicares na imagem vais encontrar uma carta modelo que podes enviar para os contactos que te damos já a seguir. Mas lembra-te, quanto mais personalizada fôr a tua carta, melhor!

Prime Minister's Office
Right Honorable Paul Martin
80 Wellington Street
Ottawa, Ontario, Canada
K1A OA2

Fax: 613-941-6900

E-mail: pm@pm.gc.ca

Government of Canada feedback section

Canadian Tourism Commission
55 Metcalfe St. Suite 600
Ottawa, Ontario, Canada K1P 6L5
613-946-1000

E-mail: Use the “Contact Us” form at their official site.

***

Para além destas entidades, podes também contactar por carta ou e-mail alguns dos designers que usam a pele de foca bebé na confecção das suas colecções.

Donatella Versace
Versace S.P.A. Headquarters
Via Manzoni, 38
Milan ITALY 20121

Phone: 39 02 76 09 31
Fax: 39 02 76 00 41 22

Prada
World Headquarters
Prada S.P.A.
Via Andrea Maffei, 2
20154 Milan, Italy

Phone: 02-54-67-01

Prada U.S.
Katherine Ross, V.P. of Communications
610 W. 52nd St.
New York, NY 10019
212-307-9300

Louis Vuitton
Louis Vuitton Customer Relations
One Market
Steuart Tower, Fourth Floor
San Francisco, CA 94105

Tel: 866.V.U.I.T.T.O.N

E-mail: em www.vuitton.com procura os contactos e depois "Send us an e-mail".

Dolce & Gabbana
Head Office
Via Santa Cecilia, 7
Milan, Italy 20122

Tel: 39-02 774271
Fax +39-02 76020600

Ou envia um e-mail através deste link

Dolce & Gabbana - New York Office
660 Madison Ave.
New York, NY 10021
212-750-0055

Estes são passos simples que podem ajudar a proliferar a informação. Preferimos acreditar que os estilistas que continuam a usar peles verdadeiras o fazem por ignorância daquilo que é a verdadeira indústria das mesmas. E porque nós estamos informados, temos o dever de passar a palavra! Se ficares de braços cruzados depois de leres esta informação, estás a concordar que o massacre continue! É isso que pretendes?

Cadela Enforcada

Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us

Esta cadela foi enforcada na passada sexta-feira, dia 25 de Março, pelo seu próprio dono, um indivíduo entre os 16 / 17 anos. Como as fotos denunciam, a cadela estava prenha, já no final da gestação. Apesar de ser cruzada de pitt bull, era muito meiga (mais valia que não o fosse).

A cadela foi muitas vezes vítima de maus tratos, sendo pontapeteada! Houve quem se mostrasse interessado em ficar com a cadela, mas o indivíduo recusou-se sempre a entregá-la!

O caso foi já entregue à GNR de Sesimbra, tendo sido levantado um auto, indo agora para Tribunal. A Associação Bianca (associação local) testemunhará em acusação, assim como outras pessoas do mesmo bairro do indivíduo!

A questão é que já ninguém devolve a vida à cadela e às pequeninas crias que estavam a dias de nascer... Como poderia ter sido ajudada?

Se algum dia assistires aos maus tratos de um animal, não hesites em denunciar com a máxima urgência (Polícia, Sociedade Protectora dos Animais, associações locais, etc.). Se possível, intervém junto da pessoa que está a cometer os maus tratos.

O pior filme de terror das vossas vidas

"A verdadeira bondade do homem só se manifesta com toda a pureza, com toda a liberdade, em relação àqueles que não representam nenhuma força. O verdadeiro teste moral da humanidade, o seu fundamental teste [o mais radical, num nível tão profundo que escapa ao nosso olhar], consiste na sua atitude em relação àqueles que estão à sua mercê: os animais. E, a este respeito, a humanidade sofreu um fundamental desastre, um desastre tão fundamental que todos os outros [desastres] decorrem dele", Milan Kundera.

Há pouco tempo a conhecida estilista Fátima Lopes afirmou em entrevista ao "Correio da Manhã" ser a favor do uso de qualquer tipo de peles. Desde então a dita senhora tem sido contactada por vários activistas contra a indústria das peles, sendo impossível demovê-la apenas com palavras.

Assim, a associação portuguesa Animal lançou um vídeo que se pretende tornar o vídeo mais divulgado em todo o mundo, onde se mostram os verdadeiros horrores e as atrocidades cometidas contra as inocentes criaturas, que têm tanto direito à vida como eu, ou tu que estás a ler!

É importante dar a conhecer aos mais distraídos como tudo se passa, aquando o acto de retirar a pele ao animal, e mais importante ainda, é perceber que na maioria dos casos O ANIMAL AINDA ESTÁ VIVO! E isto tudo para que várias senhoras (mas também senhores), se acessorizarem com uma beleza que não é deles.

É preciso algum sangue frio para conseguir ver este vídeo até ao fim! Depois de clicar em play dezenas de vezes, consegui finalmente arranjar coragem para um minuto e meio do pior filme de terror que alguma vez vi! Só se não tiveres coração, é que estas imagens não te vão tocar de algum modo!

Por isso, e porque os pobres animais não têm voz, usa a tua para denunciar esta indústria que só demonstra a podridão do Homem, e passa o vídeo a todos os teus contactos!

[Faz o download do vídeo aqui!]

CALAR É CONCORDAR SILENCIOSAMENTE COM A CONTINUAÇÃO DE TAMANHA ESTUPIDEZ!!

***

Adenda ::: Vários foram aqueles que responderam ao apelo e deram a devida atenção a este assunto nos seus blogs! Mas precisamos que ainda sejam emprestadas mais vozes àqueles que não se podem defender! Junta-te a nós:

Voz Oblíqua
Mesa de Café
(IN) Certezas
Kitty's Place
Pandora's Box
WebClub
Na Blogosfera
Não vou por aí
Snowshoe
A minha paixão
Coisas de "Gaja"
Buggy's World
Unknown
Sentidos
O meu bosque
Blog de ALgo
·▪•●Brainstorming●•▪·
Sapinho Gordo
Faz Tudo
Diário de um ex-solteirão
Cumentarius Ignurantes
Covinhas
Os animais são os nossos melhores amigos
Tijolices
Secret Blog
Electring
Menina do Pacote de Leite
Nanita
Ursolândia
Hipócrates
O Agricultor
Vodka Maracujá
Taparueres
Suga os meus cabalismos
Murcon
Ontem e Hoje
Estranhos Amores
O Vizinho
A Família Pipoca
Nómadas Perdidos
Arte&manhas
Fragmentos
Confidências
Insónias e Afins
Enquanto houver Estrada para andar
Ruínas da Noite
Gato preto, Gato branco
Café da Esquina
Expresso do Oriente
Como away with me
Sete Mares
As alfaces não são cegas... são míopes
Silsmaria
Pé com Meia
Azul Claro
Este homem não é o "ganda"!!!
PiP's blog

Declaração Universal dos Direitos do Animal

Proclamada pela UNESCO em 15 de Outubro de 1978

[Prêambulo]
Considerando que todo o animal possui direitos,
Considerando que o desconhecimento e o desprezo destes direitos têm levado e continuam a levar o homem a cometer crimes contra os animais e contra a natureza,
Considerando que o reconhecimento pela espécie humana do direito à existência das outras espécies animais constitui o fundamento da coexistência das outras espécies no mundo,
Considerando que os genocídios são perpetrados pelo homem e há o perigo de continuar a perpetrar outros,
Considerando que o respeito dos homens pelos animais está ligado ao respeito dos homens pelo seu semelhante,
Considerando que a educação deve ensinar desde a infância a observar, a compreender, a respeitar e a amar os animais,

PROCLAMA-SE O SEGUINTE:

Artigo 1º

Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência.

Artigo 2º

1. Todo o animal tem o direito a ser respeitado.
2. O homem, como espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando esse direito; tem o dever de pôr os seus conhecimentos ao serviço dos animais.
3. Todo o animal tem o direito à atenção, aos cuidados e à protecção do homem.

Artigo 3º

1. Nenhum animal será submetido nem a maus tratos nem a actos cruéis.
2. Se for necessário matar um animal, ele deve de ser morto instantaneamente, sem dor e de modo a não provocar-lhe angústia.

Artigo 4º

1. Todo o animal pertencente a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático e tem o direito de se reproduzir.
2. Toda a privação de liberdade, mesmo que tenha fins educativos, é contrária a este direito.

Artigo 5º

1. Todo o animal pertencente a uma espécie que viva tradicionalmente no meio ambiente do homem tem o direito de viver e de crescer ao ritmo e nas condições de vida e de liberdade que são próprias da sua espécie.
2. Toda a modificação deste ritmo ou destas condições que forem impostas pelo homem com fins mercantis é contrária a este direito.

Artigo 6º

Todo o animal que o homem escolheu para seu companheiro tem direito a uma duração de vida conforme a sua longevidade natural.
O abandono de um animal é um acto cruel e degradante.

Artigo 7º

Todo o animal de trabalho tem direito a uma limitação razoável de duração e de intensidade de trabalho, a uma alimentação reparadora e ao repouso.

Artigo 8º

1. A experimentação animal que implique sofrimento físico ou psicológico é incompatível com os direitos do animal, quer se trate de uma experiência médica, científica, comercial ou qualquer que seja a forma de experimentação.
2. As técnicas de substituição devem de ser utilizadas e desenvolvidas.

Artigo 9º

Quando o animal é criado para alimentação, ele deve de ser alimentado, alojado, transportado e morto sem que disso resulte para ele nem ansiedade nem dor.

Artigo 10º

1. Nenhum animal deve de ser explorado para divertimento do homem.
2. As exibições de animais e os espectáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal.

Artigo 11º

Todo o acto que implique a morte de um animal sem necessidade é um biocídio, isto é um crime contra a vida.

Artigo 12º

1. Todo o acto que implique a morte de grande número de animais selvagens é um genocídio, isto é, um crime contra a espécie.
2. A poluição e a destruição do ambiente natural conduzem ao genocídio.

Artigo 13º

1. O animal morto deve de ser tratado com respeito.
2. As cenas de violência de que os animais são vítimas devem de ser interditas no cinema e na televisão, salvo se elas tiverem por fim demonstrar um atentado aos direitos do animal.

Artigo 14º

1. Os organismos de protecção e de salvaguarda dos animais devem estar representados a nível governamental.
2. Os direitos do animal devem ser defendidos pela lei como os direitos do homem.