segunda-feira, junho 27, 2005

Exportação de gado vivo transportado da U.E.

Por sugestão da ANIMAL - Associação Nortenha de Intervenção no Mundo Animal deixamos aqui os contactos de algumas das entidades que poderão contactar por forma a propor o fim dos subsídios para a exportação de gado vivo transportado da U.E. para países fora desta coligação.

[Segue em baixo o draft do e-mail que poderão enviar. Mais uma vez alertamos para a personalização das vossas mensagens. Obrigada!]

Luís Queiró, Pedro Guerreiro, Sérgio Sousa Pinto, Ana Gomes, Joel Hasse Ferreira, Elisa Ferreira, Francisco Assis, Vasco Graça Moura, João de Deus Pinheiro, José Silva Peneda

* * * * * * * * * *

Ex.mo/a Senhor/a Deputado/a,

Apelo a V. Ex.ª para lhe subscrever a Declaração Escrita 20/2005, pelo fim do pagamento de subsídios para a exportação de gado vivo transportado da União Europeia para países fora da UE. Acredito que não é eticamente aceitável que fundos públicos sejam gastos num sistema que inflige rotineiramente uma enorme quantidade de sofrimento a animais, pelo que, consequentemente, defendo que a UE deve pôr fim ao sistema ao sistema de subsídios para a exportação de gado vivo para fora da UE, nomeadamente para o Médio Oriente, presentemente em concreto para o Líbano e para o Egipto.

Uma investigação recente conduzida pela Compassion In World Farming, intitulada “Stop The Bull Ship”, lançada no Parlamento Europeu no passado dia 6 de Abril pela actriz Joanna Lumley, demonstra como os animais são regularmente forçados a viajar por períodos muito prolongados de tempo, que podem durar até 10 dias, desde a UE até ao Líbano, o que implica que gravíssimos problemas de bem-estar se coloquem. Os animais chegam frequentemente ao seu destino sob elevado stress, esfomeados, desidratados e exaustos.

O cumprimento da legislação comunitária de bem-estar animal tem-se revelado claramente inexistente neste transporte, mesmo até porque se revela de muito difícil aplicação e fiscalização, sendo de destacar que, mesmo que houvesse fiscalização, nunca poderia ser eficaz, na medida em que não é possível preservar o bem-estar destes animais em viagens tão longas e com estas características. Além disso, a legislação comunitária de bem-estar animal não se aplica ao transporte e abate de animais de caminho e à chegada a países fora da UE. Isto faz com que, definitivamente, assim que os animais cheguem ao Líbano e ao Egipto, tudo o que lhes aconteça deixe de estar sob qualquer tipo de controlo de bem-estar.

De acordo com informações da Comissão, o consumo de carne de vaca foi maior do que a produção na UE no ano de 2003, e esta tendência parece vir a registar-se até 2011, pelo menos. Peço, pois, a V. Ex.ª que aborde esta questão com os Estados Membros, como uma questão urgente, para que seja apresentada uma proposta para pôr um fim total, imediato e permanente ao sistema de subsídios públicos para a exportação de gado da UE especialmente para o Médio Oriente. Peço também a V. Ex.ª que tente envolver outros Deputados da Parlamento Europeu neste esforço para preservar os animais deste sofrimento inaceitável.

Aguardando uma resposta de V. Ex.ª e agradecendo antecipadamente a atenção,

Com os melhores cumprimentos,

Nome:
E-mail:
Cidade:

Caça às Baleias

Contrariando e desafiando todas as pressões internacionais, o Japão anunciou que vai aumentar em mais de o dobro a captura de baleias-anãs e de outras espécies consideradas ameaçadas (rorqual e baleia corcunda).

A carne destes animais faz parte da gastronomia tradicional daquele país.

Estima-se que sejam capturadas cerca de 1.000 baleias por ano.

Aqui podem assinar uma petição contra este massacre.

Sugerimos também que contactem a Embaixada do Japão em Portugal através dos e-mails do
Sector Cultural ou do Sector Económico, ou ainda através da morada:

Av. da Liberdade, nº 245 - 6º
1269-033 LISBOA

[A/C Exmo. Sr. Hideichiro Hamanaka, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Japão em Portugal]

Lembramos a importância da personalização das mensagens quando dirigidas a estas entidades.

terça-feira, junho 21, 2005

Dancing Bears em Missouri

A cidade de Missouri, E.U.A., acolhe já desde 1872 a Town & Country Fair, um evento anual que reune toda a comunidade e oferece a possibilidade de milhares de visitante poderem passar um dia em divertidas actividades em família.

Neste ano a feira irá realizar-se entre os dias 3 e 7 de Agosto, e pela primeira vez em toda a sua história pretende incluir no seu programa um evento que envolve animais selvagens, o
Welde's Big Bear Show, um espectáculo com ursos "dançarinos".

Um grupo de cidadãos daquela cidade, por considerar atroz o uso destes animais para puro entretenimento dos que visitam aquela feira, criaram um
site para darem a conhecer a sua preocupação a todo o mundo, solicitando a todos que assinem uma petição sugerindo o cancelamento unicamente da acção que envolve os ursos selvagens nesta feira.

Não deixem de tomar também posição. É um passo muito simples...

sexta-feira, junho 17, 2005

Ajude a esterilizar um Animal sem Dono

A equipa de Pelosanimais.org deu este mês início à campanha Ajude a Esterilizar um Animal Sem Dono.

Com um donativo de apenas 6 EUR, receberá em troca uma t-shirt (como a da imagem adjacente) e ajudará a esterilizar um animal de uma associação de Portugal.

Para mais informações sobre esta campanha, consultem o
site oficial desta organização.

Porquê esterilizar?
«Em Portugal e no resto do mundo, a população de animais de companhia, nomeadamente de cães e de gatos, cresce dia após dia. E o problema não se resume somente aos animais que já estão nas ruas. Este aumento é determinado não só pela reprodução descontrolada dos animais de rua, mas também pelo acasalamento indesejado dos animais que possuem dono. São muitas as ninhadas que são abandonadas no meio de algures e nenhures, sendo que os filhotes que sobreviverem irão gerar mais e mais animais que terão um destino incerto. (...)»
+ info

sexta-feira, junho 10, 2005

Marcha Virtual

A Greenpeace está a levar a cabo uma ideia original para protestar contra a caça comercial das baleias na Coreia, prática que havia sido abandonada, mas que pretendem agora retomar.

A iniciativa não é senão um foto-protesto. Por isso eles pedem que se sigam 4 simples passos:

1. Selecionar uma frase (como por exemplo a da imagem anexada)
2. Imprimir
3. Tirar uma fotografia (cada um de nós empunha a sua frase e deixa-se fotografar)
4. Enviar e participar (para enviar a foto basta clicar nessa opção no próprio site e preencher o formulário)

Assim a imagem de cada um de nós pode estar junto da fotografia de cerca 17.500 pesoas, sendo posteriormente projectada no edifício onde centenas de delegados de vários governos decidirão sobre a vida das baleias.

Por favor, consultem o site
Marcha Virtual 2005 e participem!

O P'los Animais disponibiliza 3 mensagens em português para download. Podemos agir fazendo uso da nossa língua!

quinta-feira, junho 09, 2005

Lutas motivam Criação de Animais

A Câmara Municipal de Montalegre organiza, pela segunda vez, depois de 13 anos de interrupção, um campeonato de chegas de bois, já a partir de hoje.

A Câmara tem vindo a fomentar a criação deste animais da raça barrosã, uma vez que estas lutas continuam (infelizmente) a ser apreciadas por centenas de pessoas.

Por favor, contactem a o Presidente da Câmara Municipal de Montalegre, o Prof. Fernando José Gomes Rodrigues, e mostrem o vosso desagrado por este espectáculo pouco desportivista.

Podem contactá-lo através de e-mail ou pela morada:

Câmara Municipal de Montalegre
Praça do Municipio
5470 - 214 Montalegre

segunda-feira, junho 06, 2005

Novela "América" @ SIC

Image Hosted by ImageShack.us Está prevista para esta noite, na SIC (22h15), a estreia da nova telenovela para o horário nobre, "América", mais uma mega-produção com o carimbo da Rede Globo, com textos da autoria de Glória Perez, e direcção de Marcos Schechtman.

Desde o início das transmissões desta novela no Brasil tem sido enorme a onda de protestos e boicotes, uma vez que os cidadãos preocupados com a defesa dos animais a vêem como o içar de uma bandeira "negra" à exploração de animais em rodeios.

Há mesmo quem acuse esta novela como sendo a responsável pelo retrocesso de uma série de lutas, no que respeita à defesa e protecção dos direitos dos animais no Brasil. São inúmeras as imagens de clara tortura, imagens essas que vão estar acessíveis a crianças e adolescentes.

Numa altura em que os princípios éticos e morais deviam estar na mó das questões sociais, a SIC mostra não querer estar atenta às evidências, importando-lhe muito mais o contracto de milhões que tem com a rede brasileira.

Assim, sugerimos que contactem a estação de televisão SIC reportando-lhes o vosso desagrado com esta produção, e mostrando-se atentos à injustificável crueldade subjacente a estes rodeios.

Podem contactar esta estação através de
e-mail, ou por carta dirigida ao Exmo. Sr. Director de Programação, Manuel Fonseca, para a morada:

SIC - Sociedade Independente de Comunicação
Estrada Outurela 119 Carnaxide
2794-052 CARNAXIDE

* * * * *

Image Hosted by ImageShack.usPara saberem mais sobre as atrocidades desta actividade visitem o site Buck the Rodeo, ou façam o donwload de um vídeo aqui. De lembrar que isto a que alguns chamam de desporto causa danos irreversíveis na coluna dos animais, levando um grande número de animais à morte ainda em frente à assitência, e conduzindo todos os que conseguem sobreviver a esta barbárie ao matadouro logo de seguida.

domingo, junho 05, 2005

Hajam (algumas) boas notícias...

A maior companhia britânica de transportes aéreos (designada por British Airways) fez conhecer a sua posição contra o transporte aéreo de animais "escravizados e usados em laboratórios, experiências várias e outro tipo de exploração".

Na verdade, há imensos anos que esta directiva constava na política da empresa, mas recentes descobertas trouxeram à luz do dia alguns casos esporádicos que contrariavam esta lei.

Assim, a companhia de transportes aéreos fez chegar uma missiva a várias organizações de protecção dos animais, garantindo-lhes que a partir de agora isso não aconteceria.

Todos os anos milhares de primatas eram transportados por esta companhia para laboratórios noutras partes da Europa e até mesmo nos E.U.A., depois de não conseguirem escapar a armadilhas pungentes, acabando por passar inúmeros dias presos em jaulas escuras e sem condições, dentro das próprias instalações desta companhia.

Os primatas são especialmente valorizados em experiências laboratoriais dadas as suas semelhanças com os humanos, em termos de experimentação de dor e ansiedade.