sábado, março 25, 2006

Lê e Divulga

A caça anual às focas, a maior matança comercial de mamíferos marinhos no planeta, começou já no amanhecer deste Sábado [25.Março'06]. Enquanto lês o que aqui está escrito, inúmeros pescadores no Norte Atlântico estão a bater em focas bebés, ensanguentado-as até à morte, apenas para ganhar alguns dólares extra na venda da pele destes animais. No ano passado, 98.5% das focas mortas tinham dois ou menos meses de idade, e muitos relatórios de veterinários reportavam que muitos destes animais estavam conscientes e sensíveis à dor e à agonia enquanto eram esfolados ainda vivos.

Para dar a conhecer os factos relativos a este autêntico holocausto dos nossos dias foi criada a página Dossier Informativo sobre a Caça às Focas Bebés, onde podes encontrar diversas informações, e os links que podes visitar para estar actualizado com relação aos números desta matança.

Não te esqueças também de assinar a petição.

Lê e divulga a todos os contactos da tua lista, por favor!

 Informativo sobre a Caça às Focas Bebés

Circo das Celebridades - Contactos

Contactos Úteis para onde nós, defensores dos direitos dos animais, poderemos enviar uma mensagem de desprezo pelo mais recente reality show da TVI, o "Circo das Celebridades". De denotar que nada temos contra as actividades circenses. Apenas nos opomos ao uso de seres a quem não é dado o poder de escolha para não estar naquele local: os animais, na sua maioria selvagens, que são brutalmente "roubados" aos seus habitats naturais!

Circo das Celebridades

De salientar que, quanto mais pessoal for a mensagem, maior será o seu impacto, pelo que sugerimos criatividade na escrita. Solicitamos então que enviem as vossas mensagens de protesto para:

*
relacoes.publicas@tvi.pt
*
hjmoreira@tvi.pt
*
endemol@mail.telepac.pt
*
mailto:endemol@mail.telepac.pt
*
helena.durao@endemol.pt
*
pedro.curto@endemol.pt

Formulário de Contacto @ Site Oficial da Estação Televisiva

Foruns para os Espectadores da TVI

E porque não também contactar Júlia Pinheiro, a própria?

Circo das Celebridades

Manifestação @ EndemolNo passado dia 24 de Março cerca de 20 pessoas aderiram ao protesto da associação ANIMAL, manifestando-se junto da produtora Endemol contra o uso de animais no novo reality show da estação televisiva TVI.

Sobre esta acção escreveu a agência Lusa: «O objectivo da acção da associação de defesa dos direitos dos animais é "cancelar o programa e envergonhar a Endemol e a TVI, os gigantes da media ", disse à Agência Lusa o presidente da Animal, Miguel Moutinho.
«Algumas pessoas que passavam na rua acabaram por aderir ao protesto, onde se evidenciavam activistas da associação que desenharam caras de animais nos rostos. "Já é tempo de alertarmos as pessoas para estas causas", explicou Rita Lopes, uma das manifestantes que participou na acção por, disse, simpatizar com a defesa dos direitos dos animais.

«A Associação Animal elaborou um relatório em Outubro passado sobre os abusos sofridos por animais de 11 circos portugueses, documento noticiado pela própria TVI, que chegou mesmo a ilustrar a notícia com imagens do circo Cardinali, cuja companhia colabora agora com o programa de televisão daquela estação, disse Miguel Moutinho. Nessa altura a TVI "divulgou imagens dos abusos por parte de Vítor Hugo [director da companhia] a elefantes e outros animais do seu circo", explicou.

«Para a elaboração do relatório houve o recurso a câmaras ocultas, à infiltração de um elemento da Animal no Circo Cardinali como trabalhador durante nove dias, em Agosto de 2005, e "foram filmadas áreas de circo onde se vê animais em condições degradantes", observou o presidente da Associação.

«Uma das conclusões do relatório foi que a existência de maus-tratos a animais "verifica-se em circos de grande, média e pequena dimensão".

«A acção de hoje junto da Endemol é simultaneamente acompanhada pelo envio permanente de "e-mails" e faxes de protesto à produtora e à TVI durante todo o dia.

«Contudo, "desde Janeiro até hoje não houve qualquer resposta da produtora, da estação de televisão nem dos patrocinadores oficiais do programa Circo das Celebridades", disse Miguel Moutinho à Lusa.

«A Agência Lusa tentou falar com os responsáveis da Endemol, mas ninguém se mostrou disponível.

«A Associação Animal tem ainda agendado para a próxima quinta-feira outra acção de protesto, desta vez em frente às instalações da TVI no Porto, na Torre das Antas.

«Estão ainda previstas outras acções em data a agendar junto às sedes das empresas que patrocinam o programa: Remax, Credial e Cofaco.»


terça-feira, março 14, 2006

A propósito da Gripe das Aves

Gripe das Aves

::: Se souber de algum caso de maus tratos ou abandono de gatos, aves ou outros animais por receio da Gripe Aviária, por favor comunique-o à ANIMAL e restantes autoridades (ver em baixo) :::

::: Deixar de alimentar gatos que vivem na rua por receio da Gripe Aviária é um acto cruel e irresponsável, que levará esses gatos a, tentando sobreviver, caçarem e ingerirem aves, caso em que realmente ficarão expostos à Gripe Aviária :::

::: Matar ou abandonar gatos, aves ou outros animais por receio da Gripe Aviária é um acto ainda mais cruel e irresponsável, que poderá não só causar muito sofrimento a esses animais como poderá também pôr, eventualmente, em causa a saúde pública humana e animal :::

Se souber de algum caso de maus tratos ou abandono de gatos, aves ou outros animais que esteja relacionado com a Gripe Aviária, por favor denuncie-o imediatamente às autoridades veterinárias e policiais da área.

[Fonte: ANIMAL]

Nunca é demais lembrar...

Galinhas e Frangos Livres

Galinha poedeira

E porque não juntarem-se às acções promovidas pela animal sob a campanha "Galinhas Livres / Frangos Livres", a realizar em Lisboa ou no Porto?

Lisboa ::: 16 de Março 10h40 @ Largo de Camões [Chiado]

Porto ::: 17 de Março 10h40 @ Rua de Santa Catarina [junto ao Via Catarina]

Estas acções visam informar as pessoas da forma de vida (e consequente morte) das galinhas poedeiras e dos frangos nos aviários!