terça-feira, abril 05, 2005

Como é quando se tem (quase) todo o Mundo contra nós?

Image Hosted by ImageShack.us
[Na foto, Paul Martin, Primeiro Ministro do Canadá]

A escritora Laura Esquivel (Como água para chocolate), a jornalista Elena Poniatowska e o artista plástico José Luis Cuevas estão entre os 38 intelectuais que apelaram ao governo do Canadá para que cancele o abate de focas bebés na Terra Nova. Este grupo reúne figuras do jornalismo, literatura, artes plásticas e outras áreas.

"Consideramos que, se foi autorizado o abate de 320 mil focas em dois meses, a média de focas mortas à paulada e na presença das próprias mães será de 5.250 por dia", sublinham numa carta enviada esta semana ao primeiro-ministro canadiano.

"Durante este período de massacre, que conta com a bênção das autoridades, a paisagem gelada será manchada de sangue", destaca o texto da missiva remetida a Paul Martin.

Criticando "o mais organizado, sistemático e cruel extermínio de mamíferos autorizado pelo Governo de um país que se preza de ser civilizado", o grupo salienta que "a matança maciça de focas no Canadá não tem precedentes na história moderna".

***

No dia 2 de Fevereiro, cerca de um quarto dos Senadores dos EUA co-apoiaram uma resolução que apelava ao Governo Canadiano que proibisse este massacre. No Reino Unido, 130 Deputados do Parlamento assinaram uma moção que apelava ao Governo Britânico para proibir a importação de todo o tipo de peles de focas. O Governo da Bélgica proibiu recentemente a importação e comércio de peles de focas e o Governo Italiano aprovou uma resolução anunciando a sua intenção de tomar uma medida igual.

***

Para que todo o Mundo perceba a gravidade desta situação, um painel de veterinários independentes de vários países estudaram a caça comercial de focas concluiu que até 42% das focas que estes cientistas examinaram foram provavelmente esfoladas enquanto vivas e completamente conscientes.

Tu também precisas de agir, e pode ser tão fácil, como escrever uma carta ou mail às entidades que lideram esta caça atroz! Vê aqui o que podes fazer para unir a tua voz à daqueles que se resignam a calar perante tal acto grotesco. Milhares de focas podem ser ainda salvas se agires já!!!

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

POxa vida...essa realidade eh cruel!!!! É vergonhoso o descaso dos "poderosos" obre essa matança...como se fosse pouca coisa!!!!! Mais de 300.000 fokinhas...... Vc está de parabéns!!! Continue essa divulgação.......juntas, conseguiremos conscientizar o maior nº de pessoas possíveis!!! Fico muito feliz por ver q não estou sozinha....pessoas como vc fazem com q eu não sinta tanta vergonha da minha "espécie". Um grande abraço. Vou divulgar seu blog no meu.
£iana- Anima£i

12:29 da tarde  
Blogger Maria Papoila said...

É uma barbaridade :((

4:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Imaginamos este país na classe dos países ditos evoluídos?

6:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Coloquei o teu blog nos meus favoritoe e já comecei a divulgar a morada. Coloquei tb no meu umas imagens se quiserem visitar vidaemonologo.blog.pt

7:29 da tarde  
Blogger Anjo élico said...

Bem merece a blogoesfera de vozes que nos lembrem o quão irracionais ainda somos. Já no Porque Morremos, senhor? aludi este ano, e no anterior, à matança perpetrada contra as focas...
Parabéns pelo blog

10:52 da tarde  
Blogger Filipa said...

Quanto é que custa um selo para o Canadá? Só falta o selo à minha carta.

7:03 da tarde  
Blogger Wakewinha said...

Pip, saber quanto custa um unicamente, não sei, mas enviei as cartas para todas estas moradas e não gastei sequer 5€. Não custa nada! Gastamos este dinheiro em merdices que não interessam para nada, né? Porque não usá-lo de forma útil!

Para além disso podes usar ainda a morada da Embaixada do Canadá em Portugal! Se quiseres escreve-me, que te dou a morada!

10:56 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home