domingo, julho 17, 2005

Manifestação anti-touradas
24 de Julho @ Póvoa de Varzim

No dia 24 de Julho, Junte-se à ANIMAL e à PETA na Póvoa de Varzim,
(às 15h, em frente à Praça de Touros da Póvoa de Varzim)

Numa manifestação contra a Tourada da Casa de Pessoal da RTP Norte

Participe nesta acção e divulgue-a junto de todos os seus amigos e conhecidos!

Traga o seu biquini, fato de banho e/ou roupa de praia e Junte-se à ANIMAL e à PETA nesta manifestação anti-tourada para dizer

"Eu prefiro ir à Praia a ir à Tourada!" + info

Para conhecerem a verdade por detrás das touradas, vejam (e divulguem) este vídeo:



Entretanto, e porque (talvez) vamos ainda a tempo de fazer com que esta corrida de touros não aconteça, por favor contactem o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, e peçam-lhe para abolir as touradas nesta cidade. Em baixo fica a mensagem sugerida pela ANIMAL (sugerimos que a tornem ainda mais pessoal, antes de a fazerem chegar ao seu destino - quanto mais personalizada, maior o impacto):

***

Exm.º Senhor Dr. José Macedo Vieira
Digníssimo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim:


Excelências,


Tendo em consideração que a Póvoa de Varzim é uma cidade tão bonita, com tantas ofertas culturais e de lazer diferentes e tão interessantes, com uma longa extensão de excelentes praias acompanhadas por uma avenida marginal tão ordenada e apreciável, não consigo compreender como pode uma cidade destas ter uma praça de touros onde animais são barbaramente torturados em nome do entretenimento e de uma tradição cruel e ultrapassada cuja manutenção é completamente indefensável.


Tendo visto tantas imagens desta cidade que fazem com que a vontade de a visitar frequentemente seja imensa, devo, contudo, dizer que a praça de touros que esta cidade tem – sobretudo porque continua activa, embora com pouca actividade – faz, por aquilo que representa, com que a minha vontade de ir à Póvoa de Varzim se resuma, para já, a uma visita de protesto contra a praça de touros e contra o que nesta arena acontece aos animais. A actividade desta praça de touros envergonha a Póvoa de Varzim, que é uma cidade bonita e interessante demais, para ficar manchada com o sangue e o sofrimento de animais que são vítimas deste espectáculo arcaico que é a tourada. As touradas, garraiadas ou rodeios que aconteçam nesta são, além de eticamente chocantes e absolutamente condenáveis, a pior publicidade que uma cidade como a Póvoa pode ter.

Por tudo isto, em nome dos animais que são ainda torturados na Praça de Touros da Póvoa de Varzim – sendo inclusivamente de destacar que a própria actividade tauromáquica nesta cidade está muitíssimo reduzida fruto do desinteresse e da condenação pública a que esta violenta actividade está sujeita –, venho pedir a V. Ex.as que, à semelhança do que fez o Conselho Municipal de Barcelona, em Espanha, declarem a Póvoa de Varzim a primeira Cidade Anti-Taurina de Portugal, estabelecendo o bom exemplo que a sociedade portuguesa e a maioria da população da Póvoa de Varzim aplaudiriam. Apelo ainda a V. Ex.as que, no quadro desta medida, possam encorajar o proprietário da praça de touros a transformar aquela arena num espaço de espectáculos, eventos e exibições de arte, cultura e entretenimento não-cruéis. Mais uma vez, a dar o (bom) exemplo.


Pela minha parte, sei que, quando a Póvoa de Varzim estiver livre de touradas e espectáculos afins, quererei visitar esta cidade muitas mais vezes do que de outro modo admitira fazê-lo, e para conhecer o que a cidade tem de melhor – sem ter que me voltar a preocupar com o choque que o sacrifício de animais em espectáculos tauromáquicos me traria ao visitar a Póvoa.


Ficando a aguardar uma resposta de V. Ex.as,


Com os melhores cumprimentos,
(...)

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não tenho palavras para descrever o que senti ao ver estas imagens!
Bárbaros!
Criminosos!
Parabéns por esta campanha de sensibilização!
Tita

12:45 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home