segunda-feira, abril 10, 2006

Pelo Fim das Touradas no Mundo

Muitos terão já ouvido falar da lamentável intenção de duas associações touromáquicas (uma portuguesa e uma espanhola) de proporem à UNESCO a tauromaquia enquanto património cultural. Esta ideia absurda tem ainda o apoio da Associação Internacional de Tauromaquia.

Já em 1999, aquando do escândalo de Barrancos, a autarquia daquela localidade tentou fazer com que o tabuado (o conjunto de tábuas que, montadas, serviam de bancada para a assistência das touradas de morte em Barrancos) fosse também reconhecido como património cultural.

Na altura a UNESCO não aceitou a proposta, mas os defensores deste espectáculo bárbaro continuam a acreditar que são detentores de uma virilidade inigualável que os torna promotores de uma dignidade tradicional sem precedentes.

Touro EnsanguentadoAcontece que, se o ditado "a tradição já não é o que era" existe, é para ter aplicabilidade em casos destes. Estamos cansados de proclamar os motivos éticos que nos impelem à abolição das touradas, estamos fartos de explicar o significado de senciência (característica que partilhamos com os animais não-humanos), e já todos nos ouviram explicar porque é tão errado continuar a promover uma atrocidade que só define o nosso povo como de baixo nível intelectual!

Que precisamos de dizer mais para vos convencer a juntarem-se a nós e a apelar à UNESCO que não aceite tal barbaridade?

Em baixo segue uma sugestão de contacto redigida pela ANIMAL. Só precisam de copiar o apelo para um corpo de e-mail, e fazê-lo chegar aos endereços bpi@unesco.org, ich@unesco.org e cnu@unesco.pt.

*****

Dear Madams and Sirs,

I have learned that Portuguese and Spanish unions of breeders of bulls for bullfights are planning to ask the UNESCO to accept, recognise and safeguard bullfights and bullfighting activities as intangible cultural heritage. While we all recognise that bullfights are still common in some European countries such as Portugal, Spain and in the South of France and in some Latin American countries, such as Mexico, the truth is that they are far from being representative of any of these countries culture. Actually, all these countries are far richer in their culture than bullfighting advocates would say. Most of all, bullfights have become highly unpopular spectacles in Europe and throughout the world, generating organised and on going protest campaigns by animal protection organisations in Portugal, Spain, France and in many Latin American countries. Bullfights are such violent shows – which are based in torturing and spiking bulls repeatedly –, that even Spanish cities have already been declared anti-bullfighting cities, which happened more significantly in Barcelona. Large international animal protection organisations such as the World Society for the Protection of Animals and People for the Ethical Treatment of Animals have been campaigning for the end of bullfights in Spain, while these organisations, along with other British, Dutch and French organisations have been supporting the ethical struggle against bullfights in Portugal, as in France. Latin American animal protection groups have been doing the same in Mexico and in other Latin American countries, again supported by European and American animal protection organisations.

I urge the UNESCO to strongly reject any proposal to have bullfights and affiliate activities recognised as an intanglibe cultural heritage, as I strongly feel that the world will only be culturally and morally more developed when acts of abhorrent cruelty to animals such as bullfights become only a dark part of the past.

Yours, sincerely,

(Nome)
(Cidade, País)
(E-mail)

44 Comments:

Blogger Woman Once a Bird said...

Completamente absurdo! Não consigo perceber como se defende ainda coisas como esta. Património de que humanidade?

12:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Podia-se sempre propor à UNESCO que atirar pessoas aos leões é uma tradição antiga e deve ser considerado património cultural...

2:27 da tarde  
Blogger Carlos Barros said...

Deixa-me dizer só uma coisa... no dia em que acabarem com as toiradas... há um animal que é extinto... o "toiro de lide" que é criado só para esse efeito a toirada... em nada é diferente de um frango de aviario, é vagueia pelo pasto.

defendo os animais... mas há coisas que tambem devem ser defendidas...

imagino que ninguem utilize sapatos de pele ou produtos de origem animal, ou mesmo a graxa dos sapatos ... todos esses produtos são de proveniencia animal


os cavalos sofrem mais que os toiros... não duvidem do que vos digo.

mas como vivo no pior pais da união europeia ...

3:54 da tarde  
Anonymous Kita said...

Sou sempre solidária com causas a favor dos animais e por isso decidi linkar o Plos Animais no meu recente blog também sobre animais... porque acho o vosso trabalho louvável e digno. Beijinhos.

1:26 da manhã  
Blogger mni said...

como fazer link para o meu blogue?

gostaria, mas nao consigo ligá-los.

É um trabalho muito interessante e importante, este blogue
beijinho.

3:56 da manhã  
Anonymous Feaglar said...

Boa ideia! Vou tratar disso.

1:35 da tarde  
Anonymous feaglar said...

Vou divulgar. Continuem o vosso excelente trabalho!

3:30 da manhã  
Anonymous feaglar said...

Ah... vou levar o vosso logotipo para colocar no meu blog, ok?

4:00 da manhã  
Blogger Å®t_Øf_£övë said...

Wakewinha,
Vai até este blog, que tens lá "pano para mangas":

http://blogdoalentejano.blogspot.com/2006/04/vida-de-co.html

Bom fds.

9:47 da tarde  
Blogger Rit0kas said...

Apoiado acabem com as touradas... e com o uso e abuso do sofrimento dos animais para entretimento dos ditos "animais racionais"

9:47 da tarde  
Blogger DreamGazer-NightAngel said...

Boa iniciativa!
Também acho uma autêntica barbaridade as touradas e considerarem-nas como património cultural seria extremamente idota. Felizmente em Portugal a maior parte das pessoas é contra isto, mas infelizmente ainda há muito quem goste. Ás vezes tenho vergonha de ser portuguesa como essas pessoas.

12:16 da manhã  
Anonymous puppydog said...

Como podem as pessoas ser tão insensíveis, ao ponto de compactuarem com tal barbaridade? Simplesmente não percebo...
Vou mandar o e-mail.

12:12 da manhã  
Blogger Carmem L Vilanova said...

Amiga... Hoje, ao fim, retorno. Estive de mudança de casa, milhoes de coisas para arrumar, e para completar, mais de um mês sem internet e depois, uns quantos dias com a conexao sem funcionar bem... mas felizmente cá estou outra vez, para ler-te, saber de ti, e dar notícias de mim também.
Beijos, flores e muitos sorrisos para ti!

4:21 da tarde  
Blogger eco de mim said...

actualizalção precisa-se!

11:41 da tarde  
Blogger eco de mim said...

actualização precisa-se!

11:58 da manhã  
Blogger bolotavoadora said...

Venho sugerir uma visita ao meu blog, luto pela criação de ciclovias no meu concelho (entre outras coisas).
Gostaria de contar com o vosso apoio, incluindo-me na vossa lista de (links) blogs, já consta da minha lista.
Abraço.

4:13 da tarde  
Anonymous Fabio Santos said...

Adorei o teu blog...5*!
Bjs

11:42 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

a escumalha da tourada prepara-se para fazer no sábado a primeira tourada em queijas, oeiras. apesar das centenas de e-mails, faxes e cartas, a junta de freguesia não cancelou a mesma. vários cartazes desta tourada foram rasgados e pintados em queijas, valejas, amadora, massamá, queluz, cacém, etc.

3:11 da manhã  
Blogger Raisa Husky said...

Parabéns pelo seu blog! Muito bom divulgar para as pessoas o que acontece com os animais e incentivá-las a tomarem uma atitude!

3:50 da manhã  
Blogger Raisa Husky said...

Parabéns pelo seu blog! Muito bom divulgar para as pessoas o que acontece com os animais e incentivá-las a tomarem uma atitude!

3:50 da manhã  
Anonymous ABC Auxilio Animais said...

Olá
Será que podem divulgar esta denúncia que me enviaram?
Esta neste link:
http://asmusas-agir.blogs.sapo.pt/48807.html

9:13 da tarde  
Anonymous karina said...

infelizment as touradas começaram d novo no campo pequeno e ver os animais a sofrerem é horrendo...a tourada smp foi uma tradição é dificil lutar contra isso mas todos juntos conseguimos mudar isso é preciso terem força e vontade de combater contra as touradas e os maus tratos ds animais.

5:28 da tarde  
Blogger dml said...

Boa tarde
Mail enviado!
Mandem o mail nao custa nada!
Abraços

6:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

só agora conheci este bolog e n entendo pq n tem comentários dos pots uma vez q se trata de um tema tão vital à nossa vivência em sociedade: os animais... adoro-os e faço tudo o q está ao meu alcance para os fazer sentir melhores e felizes... vamos lá divulgar mais o blog e actualiza-lo!!!

bjs a todos os amigos dos animais

2:51 da tarde  
Blogger AnJu said...

A minha parte já foi feita e espero que muitos outros contribuam ...

10:36 da tarde  
Blogger 12macacos said...

Juntemo-nos para juntos acabarmos com os jardins zoológicos, antros de podridão humana e agonia animal!

9:20 da tarde  
Blogger Ritinha said...

adorei este blog, principalmente porque acredito na causa pela qual vocês lutam! podia estar aqui muito tempo a explicar o que sinto e o que penso, mas tenho a certeza que percebem, caso contrário não teriam criado este blog.parabens e estou com voces nesta luta!se eu puder ajudar em alguma coisa, deixem um comentario no meu blog ou enviem mail para sonhosquimeraseoutraspoesias@hotmail.com

beijinhos

4:00 da tarde  
Blogger bolo-de-chocolate said...

PARABÉNS AO BLOG!
Continuem a lutar pelos direitos dos animais, vamos todos mudar as mentalidades das pessoas incultas e insensíveis que não respeitam os animais.
FORÇA!

4:59 da tarde  
Anonymous Vanda Nobre said...

Realmente deve haver muito Euro no negócio das touradas para estas pessoas terem o descaramento de apelar a um orgão das Nações Unidas que reconheça a turtura pública de animais como uma tradição a preservar.

Acho isto inacreditável! As lutas de gladiadores até à morte e os sacrificios humanos já acabaram há muito, mas parece-me que a sede de sangue permanece...

8:58 da tarde  
Anonymous ????????????? said...

este texto so me merece um total desagordo nao pelo que possa dizer mas simplesmente por estar escrito numa lingua da qual nao conhece, parece impossivel estao mais interressados neles do que em quem acime de cruz um texto que nao sei o que diz, ja sei eu é que sou burro tinha que ter naascido ingles esperto passem bem e quando quizerem assinaturas em branco nao contem comigo passem bem ah e ja agora o que seria da cidade de lisboa se a cml nao fizesse controlo sanitario aos pombos??????

9:01 da tarde  
Blogger LOBO MAU said...

Fui assistir a uma tourada de morte em Espanha e fiquei horrorizado com tanta crueldade os touros eram lidados por amadores que para os matar espetavam uma espada por vezes 5 a 6 vezes onde chegavam a vazar o touro sem que este não morresse, gravei um vídeo que vou divulgar para que esta chacina pare ,já publiquei no meu blog um tema acerca do assunto.

12:25 da manhã  
Blogger Plasticine said...

Apoiadíssimo seu Blog!!!

7:01 da tarde  
Blogger Plasticine said...

Apoiadíssimo seu blog!!!

7:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Enviei o meu! Abraços e parabens pela iniciativa.

9:59 da tarde  
Blogger amigona said...

Penso que é a primeira vez que aqui venho, mas como sou sócia de várias associações nunca sei a quantas ando! Voltarei por aqui e eu vou fazendo o que posso (na teoria e na prática)... fica bem...

8:24 da tarde  
Anonymous Patricia said...

Bom Dia!
Eu sou contra o uso de peles, e tu?
Passa no meu blog e vê o que os pobres animais passam e como podes ajudar a lutar por um futuro sem atrocidades.
Bom fim d semana.

Bjokas***

11:38 da manhã  
Blogger Mandynha said...

É só colar e copiar esse texto e enviar para esses 3 emails não é? Estarei fazendo isso hoje mesmo. Acho a tourada uma brutalidade!

3:12 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Mail mandado!
Espero que tudo corra pelo melhor.

[Índia]

11:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gostaria de retorquir ao comentário do Sr. Carlos quando diz que se as touradas acabarem o Touro de Lide é extinto: é extinto, Carlos, porque as pessoas que apoiam as touradas o criam para depois o matar e essas pessoas deixam de exercer qualquer cargo a esse nível. É esta a razão?

Se é esta a razão creio que poderá estar descansado porque as pessoas que lutam para a eliminação das touradas mostrarão ao Touro de Lide que à vida para além da arena.

Cumprimentos,
Índia.

P.S.- A morte por diversão e a morte por alimentação têm um grau de consideração bastante diferente.

12:02 da manhã  
Anonymous Snnopa said...

Não consigo ver a vossa imagem inicial já vai para muito tempo.

O mail está mandado!!

12:43 da manhã  
Blogger mcp said...

Mudar mentalidades é extremamente difícil. E os portugueses resistem muito à mudança, em especial para melhor. Gradualmente, assiste-se a uma maior consciencialização e as gerações mais novas parecem mais abertas a um tratamento mais ético dos animais, talvez por também terem mais e melhor acesso à educação. Parabéns pelo blog e pela preocupação mostrada pelos animais!

7:42 da tarde  
Blogger Thunder said...

Eu também sou contra as touradas e contra qualquer abuso para com animais.
Muito bom este blog.
Parabéns!

8:53 da tarde  
Anonymous Joao said...

Já li todos os artigos.
Podia actualizar o blog?

1:50 da tarde  
Blogger Ana Tarouca said...

Gostei muito deste blogue. Estou 100% dentro da causa pela defesa dos animais. Pus o selo no meu blogue O Lobo Leitor http://sol.sapo.pt/blogs/anatarouca/default.aspx.
Os meus cumprimentos e parabéns pelo blogue.
Ana Tarouca

5:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home