quarta-feira, maio 25, 2005

Empresas Portuguesas com Acordo estabelecido com a Huntingdon Life Sciences (HLS)

Image Hosted by ImageShack.us
Instalações da Huntingdon Life Sciences

A Huntingdon Life Sciences (HLS) é a maior empresa da Europa de testes em animais e uma das maiores do mundo.

Foi criada em 1951 pelo professor Alistair Worden. Possui dois laboratórios no Reino Unido, sendo o Huntingdon Research Centre o maior deles. O outro laboratório é o Eye Research Centre, em Occold, Suffolk. Possuem um outro laboratório nos Estados Unidos, em Nova Jersey, o Princeton Research Centre. Em média, existem 70,000 animais encarcerados nos laboratórios, que têm uma longa vida de tortura até ao dia da sua morte.

Existem aproxidamente 1000 cachorros, 200 gatos, 1,000 macacos, 4,000 porquinhos da índia, 2,000 coelhos, 3,000 pássaros, 4,000 peixes e um número incalculável de roedores. O laboratório está especializado em testes de toxicidade de produtos agroquímicos, organismos manipulados geneticamente, corantes alimentares, adesivos, detergentes e produtos farmacêuticos. Todos os dias morrem aproximadamente 500 animais.

A HLS foi exposta em cinco investigações secretas. Todas as investigações revelaram casos horrorosos e ilegais de crueldade animal. Em 1989, a British Union Against Vivisection (BUAV) conduziu uma investigação liderada por Sarah Kite que mostrou os horrores que acontecem no interior da HLS.

Em Março de 1997 um canal de televisão inglês apresentou o documentário "It's a Dog's Life" (É uma Vida de Cão), no qual focou práticas de maus tratos aos animais no interior da HLS. Desta vez foram usadas câmaras de filmar ocultas. Pela primeira vez o mundo pôde ver e ouvir o sofrimento dos animais dentro dos laboratórios da HLS.

Dois trabalhadores do Huntingdon Research Centre foram presos e acusados ao abrigo da Lei de Protecção dos Animais de 1911. A pena resumiu-se a um ridículo serviço para a comunidade de 60 horas. Em Junho 1997 a
PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) lançou um filme realizado com câmaras ocultas nos laboratórios da HLS na América, mostrando a crueldade e os abusos constantes que os animais sofriam dos técnicos.

Algumas empresas deixaram de solicitar serviços à HLS. A quarta investigação secreta foi lançada no Outono de 2000. A associação
Uncaged divulgou vários documentos internos da HLS relativos a experiências secretas de xenotransplantes. Estes testes foram pedidos pela Imutran.

Os documentos revelaram as condições horrorosas, as mortes de babuínos e porcos usados na pesquisa de transplante de coração. A HLS violou diversos artigos da Lei de Boa Prática de Laboratórios e condições impostas pelo governo britânico depois das investigações de 1997. A mais recente investigação foi realizada pela
SHAC no Inverno de 2000.

Um activista dos direitos dos animais conseguiu entrar no laboratório da HLS em Occold em várias ocasiões e documentou o seguinte; um macaco a escapar do laboratório, embriaguez e consumo de drogas no local de trabalho, níveis elevados de absentismo, baixa motivação dos empregados, sofrimento animal, incompetência profissional e não consideração dos regulamentos de segurança.

A documentação incluí ainda uma lista de 41 irregularidades da Lei de Boa Prática em Laboratórios.

Para além disso, a Huntingdon Life Sciences possui uma vasta carteira de clientes em todo o mundo que colaboram com este laboratório.

Aqui fica uma lista das empresas portuguesas que continuam a estabelecer acordos com a HLS:
*
BASF Portuguesa
*
Bayer Portugal
*
Bristol - Myers Squibb, Farmacêutica Portuguesa
*
GlaxoSmithKline Portugal
*
Laboratórios Pfizer
*
Merck Sharp & Dohme Portugal
*
Novartis Consumer Health - Produtos Farmacêuticos e Nutrição
*
Organon Portugal
*
Procter & Gamble Portugal
*
Roche Farmacêutica Química
*
Shell Portugal
*
Solvay Portugal
*
Syngenta Portugal
*
Yamanouchi Pharma

Por favor, entrem em contacto para cada uma destas empresas e digam que não irão mais colaborar com as mesmas enquanto estas clientes da Huntingdon Life Sciences, boicotando cada um dos seus produtos expostos no mercado. Mostrem estar devidamente informados, pois os defensores dos direitos dos animais têm os argumentos válidos do seu lado!