quarta-feira, maio 25, 2005

Tudo em Família | Animais ao Serviço da Ciência

Image Hosted by ImageShack.us
Os horrores da experimentação animal

No passado dia 24 de Maio, Margarida Mercês de Melo, no programa Tudo em Família, reuniu alguns convidados para discutir o tema "Animais ao Serviço da Ciência".

Infelizmente em estúdio estavam apenas 3 pessoas, e nenhuma pela defesa dos animais. Todos estavam de algum modo ligados à experimentação animal.

Existem inúmeros sites onde podemos recolher informação sobre o que realmente se passa com os animais entre as quatro paredes de um laboratório, bem como as alternativas explanadas por alguns cientistas em oposição ao uso de seres vivos para fazer progredir a ciência. Aqui ficam alguns:

*
BUAV (British Union for the Abolition of Vivisection)
*
Europeans for Medical Progress
*
Stop Animal Tests
*
National Anti-vivisection Society
*
Physicians Committee for Responsible Medicine (PCRM)
*
Uncaged Campaigns - End vivisection

Entretanto, e porque os animais ficaram sem qualquer representatividade no programa, a não ser por força da participação de alguns espectadores, vamos deixar a nossa opinião no
fórum de discussão do programa sob esta mesma temática. Visitem o blog e deixem a vossa opinião!

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não usar peles é um dever ético e moral! Há alternativas para a pura vaidade. No entanto parece-me não haver tanto consenso relativamente às alternativas à experimentação animal...
Já várias vezes pensei no assunto e perguntei-me se estaríamos tão evoluídos em termos farmacêuticos se não usássemos animais para fazer testes. Penso que não. Talvez não se tivesse conseguido encontrar tantas vacinas e debelar certas doenças; talvez não conseguíssemos ter uma esperança de vida tão grande; talvez muitos génios da humanidade tivessem morrido de enfermidades várias antes de enriquecerem o mundo humano com as suas descobertas e obras; talvez fossemos menos milhões do que somos agora... Mas talvez a nossa grandeza fosse infinitamente maior e melhor porque saberíamos respeitar a integridade física daqueles que não se podem defender dos nossos actos e que jamais poderão retribuír em igual moeda os massacres que lhes fazemos... De que nos serve sobrevivermos às doenças à custa da vida dos outros animais, sermos tantos em quantidade (mas não em qualidade), não sabermos gerir essa vida tão longa e não aprendermos com os erros que nos destroem a nós próprios?
Não haverá outra maneira de testarmos a eficácia farmacológica sem sacrificar outras espécies? Talvez haja... talvez seja fazendo experiências na nossa própria espécie... os nazis fizeram-nas e ficamos ainda hoje incrédulos com a brutalidade que perpetraram naqueles que queriam ver extintos... mas também ficamos incrédulos com a barbaridade que se pratica nos laboratórios com animais... Sabemos que se criam animais apenas para serem cobaias do ser humanos; sabemos que esses animais nunca verão a luz do dia, nunca poderão andar em liberdade nem serão donos da própria vontade. Revoltamo-nos com as experiências feitas em animais e humanos, mas também nos revoltamos com a inexistência de uma vacina que previna cada doença (o SIDA é apenas uma delas). Temos de evoluír ainda mais para conseguirmos dispensar as experiências em seres vivos. Mas como e por onde?

http://adoptapet.weblog.com.pt

2:01 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home