
Em Junho e Agosto deste ano, a Animal Defenders International (ADI) e a ANIMAL desenvolveram uma extensiva investigação sobre a crueldade contra animais em circos portugueses, tendo identificado, em particular, as seguintes situações:
- Investigador da ADI trabalhou sob disfarce no Circo Soledad Cardinali e captou
imagens de violência extrema e abuso físico de animais neste circo.
- Filmagem secreta da ADI no Circo Soledad Cardinali mostra Soledad Cardinali a
chicotear repetidamente póneis numa sessão de treino.
- Investigador da ADI filmou, sob disfarce, póneis do Circo Soledad Cardinali a serem chicoteados, um pónei a ser esbofeteado na face por um tratador do circo e outros tratadores do circo a atirarem água e a atormentarem um chimpanzé mantido em isolamento numa jaula.
- Investigadores da ADI filmaram Victor Hugo Cardinali a picar elefantes, na zona da cabeça, da tromba e dos olhos, em pleno espectáculo, com um aguilhão-gancho, para forçá-los a obedecerem-lhe.
- Investigadores da ADI e da ANIMAL filmaram, secretamente, Valter Dias, director do Circo Atlas, a administrar uma injecção a uma leoa sem qualquer médico
veterinário sequer presente.
- Investigadores da ADI e da ANIMAL filmaram um tratador do Circo Magic a agredir um porco pequeno e a tentar, pela força, fazer com que uma coleira pequena demais lhe coubesse.
- Investigadores da ADI filmaram animais no Circo Chen mantidos em jaulas mínimas e cheias de urina e dejectos, e com os comedouros e bebedouros vazios, e um pónei, mantido neste circo, num estado avançado de subnutrição e abuso extremo, visivelmente debilitado.
- Investigadores da ADI filmaram um pónei, no Circo Americano, com uma ferida enorme ensanguentada e cheia de moscas e carraças numa pata dianteira, e filmaram, no Circo Dallas, um cavalo com sangue a escorrer-lhe abundantemente pela testa abaixo.
Vejam o relatório e divulguem-no!
Para mais informações, contactem p.f. o Director Executivo da ANIMAL, Miguel Moutinho.
DEIXEM DE FREQUENTAR CIRCOS COM ANIMAIS E INCUTAM NOS VOSSOS FAMILIARES A IDEIA DE QUE É ERRADO CONTRIBUIR PARA A PRORROGAÇÃO DO SOFRIMENTO DESTES SERES...