terça-feira, abril 12, 2005

Ainda a saga Fátima Lopes vs. Animal

In Diário de Notícias da Madeira

Fátima Lopes "apanhada" na polémica das peles

«A "Associação Animal" e Fátima Lopes são os protagonistas de uma polémica que envolve o uso de peles verdadeiras na indústria da moda.

«Em causa está um vídeo divulgado pela referida associação, onde se vê vários animais a serem literalmente esfolados vivos para que a sua pele possa ser usada em peças de vestuário. O vídeo é intercalado com imagens da estilista madeirense, que defende o uso de peles verdadeiras.

«De um lado da barricada está Miguel Moutinho, presidente da associação Animal, que acusa a estilista de defender publicamente o uso de peles, sem se importar com a forma como elas são conseguidas. Do outro está a estilista, que se diz vítima de uma cabala, chocada com as imagens que estão a ser divulgadas, e que pondera seriamente processar a Associação por difamação.»

Entrevista completa
aqui!

***

Esclarecimento da ANIMAL a propósito de Fátima Lopes e o seu apoio ao uso de peles


«Fátima Lopes continua a insistir que a ANIMAL lançou o vídeo "ANIMAL apresenta Fátima Lopes" (vídeo disponível aqui) para se autopromover através do seu mediatismo e da sua condição de “estilista internacional”, não percebendo que é exactamente a dimensão pública que tem que faz com que seja especialmente grave que se afirme “a favor das peles”, além de não perceber que essa acusação é completamente desprovida de sentido – a ANIMAL é uma organização de defesa dos animais, logo intervém em defesa destes, expondo e protestando contra os actos e situações de crueldade contra os animais e contra os autores destes actos e situações cruéis, independentemente da projecção pública que os mesmos tenham. Se, ao fazer o seu trabalho em defesa dos animais, a própria ANIMAL for publicitada, essa é uma consequência não pretendida, não é o objectivo da organização, cuja missão exclusiva é defender os direitos dos animais.

«Fátima Lopes continua a alegar que o vídeo “ANIMAL apresenta Fátima Lopes” é uma “manipulação”, esquecendo que ninguém a forçou a afirmar-se “a favor das peles”, a classificar de “disparate” os protestos que recebeu por e-mail de defensores dos animais e a garantir que “a fase contra as peles acabou”, quando prestou declarações ao “Correio da Manhã” e ao “24 Horas”. Este vídeo apresenta essas citações, com referências concretas ao dia em que essas declarações foram publicadas nos referidos jornais, associando essas declarações a algumas imagens publicamente disponíveis de Fátima Lopes, na certeza de que, evidentemente, é fundamental que as pessoas saibam “que” Fátima Lopes fez estas afirmações (sobretudo tendo em conta que há uma outra figura pública muito reconhecida em Portugal que, tendo exactamente o mesmo nome da estilista, nada tem a ver com as gravíssimas posições que esta estilista tem mantido, pelo que a diferenciação pela imagem também desse ponto de vista era indispensável). Se esta estilista vê “manipulação” nas imagens de animais a serem violentados e esfolados ainda vivos numa quinta de peles que surgem intercaladas neste vídeo com as imagens da própria estilista, é porque não compreende que o objectivo exacto deste vídeo é mostrar o que Fátima Lopes apoia ao usar peles nas suas criações e ao promover publicamente o uso de pêlo de animais. Só desta maneira pode o público saber o que sofrem os animais nas quintas de peles e, assim, o que significa exactamente, e quais as consequências práticas para os animais, resultantes das posições da estilista Fátima Lopes – nomeadamente a morte de raposas, chinchilas, guaxinins, martas e visons por asfixia, afogamento, envenenamento com gás, à paulada, por quebra do pescoço ou por electrocussão anal ou vaginal, sem qualquer espécie de atordoamento (o que acontece em todas as quintas de peles, em qualquer parte do mundo, sendo os animais sempre mortos estando inteiramente conscientes e a tentarem libertar-se enquanto a sua morte está a ser cruelmente provocada de qualquer uma destas maneiras). (...)»

O que esta senhora, infelizmente, ainda não percebeu, é que estamos a tratar da defesa dos animais, e não de lançar uma cabala contra o seu nome! Afirmou que vai continuar a usar peles por não ser hipócrita, ao invés de reconhecer o seu erro, e insurgir-se num acto louvável e revelador de inteligência, o da total recusa ao uso de peles nas suas confecções! Sendo assim, o seu nome vai continuar no topo da lista das acções que visam a preservação da qualidade de vida animal!

23 Comments:

Blogger Wakewinha said...

Importante será referir, que para ler todas as declarações de FL ao Diário de Notícias da Madeira, teremos de nos registar no site! =S

4:29 da tarde  
Blogger Invisible said...

A memória de Vlad Tepes vem-me sempre à mente quando penso na Sra Fátima Lopes.
Após leitura do artigo no DN Madeira e da resposta da ANIMAL, ocorre-me que seria pertinente demonstrar aquela idiota que as práticas de morte de animais da China são iguais em outros locais, ie, na Europa. Afinal de contas, a analogia que a FL faz com a carne de Vaca demonstra uma enorme ignorância e limitação intelectual pois seguramente que nestes locais de cultivo de animais para produção de Peles, ao contrário do que a FL procura sugerir, seja na europa ou seja onde for, os animais de onde foram arrancadas as peles que ela usa nas suas mediocres criações também não foram mortos "com beijinhos".

6:27 da tarde  
Blogger Lyrae said...

Acho que estamos perante um caso de egocentrismo, nada mais lhe passa pela cabeça a não ser que estejam a usar a sua imagem para promoção... Tudo gira à volta dela.

7:53 da tarde  
Anonymous Clitie said...

Esta mulher não tem noção do que diz!! No fim semana foi-lhe feita uma entrevista e a jornalista perguntou-lhe se ela não receava os defensores do animais por utilizar peles, a resposta não poderia ser melhor "Não sou que mato os animais, más são as pessoas que o fazem."

Depois disto comentar mais o quê??

Continuando nos animasis, a União Zoofila faz um apelo a quem possa ajudar, estão prestes a fechar as portas por falta de verbas e os animais que lá estão vão deixar de ter abrigo.

Ajudem por favor, se todos dermos um pouco já é qualquer coisa.

8:31 da tarde  
Blogger Joana Croft said...

Fátima Lopes é uma vedeta, tal como a lyrae disse, só pensa em si e no seu dinheirinho, não se esperava outra coisa dela... que o Divino salve a sua alma.

9:06 da tarde  
Blogger Nuno said...

E tavam à espera de quê vindo de uma reaccionária como ela?
E se fosse só ela...

10:23 da manhã  
Blogger wind said...

A Fátima LOpes é uma imbecilóide! Nem sabe o que faz de certeza, pelas respostas dela. E entretanto mais animais são mortos barbaramente à conta dos estilistas e de quem compra as peles.

10:29 da manhã  
Anonymous £IANA said...

Pelos comentários dela nessa entrevista, ficou claro q ela vem SE ENGANANDO todo esse tempo....ela sabe o q significa o comércio do uso de peles..sabe sim....mas prefere fingir q não, para dar continuidade ao seu ego ganacioso......mal sabe ela q carrega uma cruz...q ao invés de madeira...eh repleta de peles...e carcaças dos animais mortos para seu proposito....ela finge q não sabe o q faz!!! Tenho pena dela!!! Se já eh um absurdo qdo vemos aki no meu país (Brasil) jovens bêbados q no auge da sua loucura, maltratam animais ateh leva-los à morte...imaginem os atos de uma COVARDE dessa...q faz tudo em "sã consciência"!!! Deus me perdoe...mas não peço piedade pela alma dessa LOUCA!!!

12:44 da tarde  
Anonymous Fernando said...

Deixem a Fatinha dizer o quiser sobre as peles e os animais e o raio que a parta, coitada.
Estão a dar-lhe uma importância que ela não merece.

3:16 da tarde  
Blogger Joao Soares said...

PARABENS
oS ANIMAIS JÁ PODEM CONTAR COM MAIS ESPAÇO PÚBLICO UMA VEZ QUE NÃO PODEM FALAR PARA SE DEFENDEREM.
Pelo nº de visitas tão bom revela q há muita sensibilidade, mas como tudo em ecologismo é preciso ser proactivo e medidas preventivas:)Não chega desabafos e reacções.
Abraços
http://bioterra.blogspot.com

3:19 da tarde  
Blogger Angela said...

Quero ver o desfecho disto tudo e espero que haja justiça pelos animais. Pelo menos a opinião pública foi alertada e daqui pode resultar uma diminuição da compra de casacos de pele.

5:38 da tarde  
Blogger JesusRocks said...

Em relação a toda esta polémica, só tenho a dizer que lamento imenso a forma como a ANIMAL está a conduzir o processo.

Para começar o video e a manipulação de imagens da Fátima Lopes no próprio são, indiscutivelmente, um aproveitamento mediático. Caso não saibam, existem outros videos exactamente iguais mas em que aparecem imagens de outras individualidades de outros países, como por exemplo a Jennifer Lopez (coincidência no apelido?) que já chegou a fazer campanha contra o uso de peles. Portanto, trata-se de um esquema internacional muito bem montado (espero que com objectivos positivos).

A ANIMAL não clarifica em que condições as alegadas imagens de maus tratos foram conseguidas. Alerto para o facto de que, a serem verídicas, essas imagens constituem provas de crimes, e como tal, a ANIMAL está a incorrer num acto criminoso ao utilizar essas imagens sem que, no entanto, tenha apresentado queixa da prática dos mesmos crimes alegadamente presenciados (o que os tornaria cúmplices dos mesmos).

Outra questão que não é clarificada é em relação aos campos de produção de peles que, efectivamente, cumprem a legislação em vigor. Ao generalizar sem discriminar entre aqueles que cumprem a lei e os que não a cumprem, a ANIMAL está a ter uma atitude muito negativa e, no mínimo, difamatória.

Uma última chamada de atenção para o facto de que algumas das alegações que a ANIMAL faz são falsas ou, pelo menos, não são referidas por alguns dos maiores organismos mundiais de protecção aos animais, o que leva a crer que sejam falsas.

Acho que seria do interesse de todos informarem-se melhor sobre a realidade e não entrarem em fundamentalismos e perseguições, que é precisamente o que está a acontecer em relação à estilista portuguesa e a mais algumas pessoas do mundo da moda (curiosamente são apenas figuras da deste circuito que estão a ser alvo de críticas).

Se quiserem conhecer outras perspectivas da questão sugiro os seguintes links.

De um lado os defensores dos animais:
http://www.animal-rights.com/
http://worldanimal.net/

Outro lado da questão:
http://www.efbanet.com/

5:47 da tarde  
Anonymous Fátima said...

Meus caros:
não confundamos o irrelevante com o
essencial.a) A proveniencia das imagens do vídeo ANIMAL é fulcral
para VERMOS o massacre, independentemente de ser na China ou em Tràs-os-Montes! b) Como já era de esperar, os algozes põem-se
logo no lugar de vítimas, coitadinhos que estão a ser perseguidos....Baaaahhhhhhh.
Pior cego é o que não quer ver.
EU NÃO VOU PACTUAR, bolas! Não basta denunciar a tortura, há que lutar para que ela deixe de existir. Tudo o resto são considerações acessórias, amigos!

7:29 da tarde  
Blogger ElEkTrO said...

Não sei se todos já tiveram a oportunidade de ler a entrevista dessa sra mas só sei que ela continua a enganar-se a ela prória e vem constantemente justificar-se com os erros dos outros...Por amor de deus ao menos que esteja calada!!!E ainda há pouco tempo veio á tv dizer que se fosse preciso dava a cara por esta causa ou seja contradizendo-se mais uma vez...Enfim todos juntos vamos lutar para acabar com esta barbaridade e que essa sra continua a apoiar...Não é uma guerra pessoal contra ela mas sim uma guerra contra aqueles que apoiam esta conduta violenta e aqui já respondo ao jesusrock...Porque ela em vez de ao menos estar calada não, continua a mandar barbaridades cá para fora...

11:53 da tarde  
Anonymous Joaquim said...

Sou brasileiro e vi o vídeo hoje.
O caso é vergonhoso.. uma pessoa influente dar um exemplo desses?!
É necessário que esse vídeo e polêmica espalhem-se para os quatro cantos da Terra. A Fátima Lopes alega não ser culpada de tudo isso, mas enquanto ela FINANCIAR essa matança, ela é sim uma das responsáveis.
Quer deixar bem claro que não estou aqui para ser mais um a querer colocar a Fátima na lama, afinal ela é apenas uma das várias peças do jogo. Por isso, peço o empenho de todos em espalhar essa notícia, pois a união faz a força e é preciso cortar o mal pela raiz.
Há algumas semanas atrás, um grupo de pessoas, na cidade de Pelotas, aqui no Brasil, amarrou uma cadelinha de rua na traseira do carro e arrancaram em alta velocidade e o animalzinho ficou despedaçado. Nos primeiros dias teve uma repercussão muito grande em diversas partes do Brasil e do mundo, mas depois a poeira baixou e não me surpreenderia ver os criminosos que fizeram isso soltos na rua novamente. Não podemos deixar a poeira baixar nunca. A vida de seres racionais e irracionais tem o mesmo valor, todos devem ter o seu espaço e seu devido respeito.
Meu email para contatos é yakuza_cd@yahoo.com

4:28 da manhã  
Anonymous Alexandra said...

Tou plenamente de acordo com o k aki foi "dito" (com excepção do jesusrock!). Mas há k salientar o seguinte: a senhora Fátima Lopes é apenas uma ponta do ice berg, visto k cerca de 90% dos estilistas teimam é fazer da moda um acto bárbaro, cruel e sanguinário! Não podemos apenas condenar os estilistas, há tb k condenar e chamar à razão as pessoas k compram os casacos de peles, pk se as pessoas os deixarem de comprar, de certo k os estilistas deixarão de insistir neste brutal regicidio de animais!

11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu vou ser um pouco violento no meu comentário, mas é o que esse tipo de pessoas estão realmente a pedir!
onde é que está o sentido de matar os pobres e inocentes animais para satisfazer um estupido preconceito humano? isto é tão estúpido que me da vontade de rir.
como justiça por esses animais ESTUPIDAMENTE sacrificados, devia de ser feito o mesmo ás pessoas responsaveis por esses actos muito crueis. eu adorava, adorava mesmo ver os responsaveis pelo esfolamento desses animais ainda vivos, serem também esfolados vivos, sentirem o que sentiram os animais. porque os animais irracionais tambem sao seres vivos, sao individuos formados por celulas que permitem a vida tal como ela é. sao seres que sentem dor como nós e sofrem também. lá por ser-mos inteligentes, nao quer dizer que temos o direito de tratar os outros animais como objectos para nosso proprio uso. os animais tal como nós merecem ser respeitados e merecem a liberdade, é um direito obrigatório de todos os seres vivos, NÓS NEM NINGUÉM TEM O DIREITO DE OS TIRAR!

9:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu vou ser um pouco violento no meu comentário, mas é o que esse tipo de pessoas estão realmente a pedir!
onde é que está o sentido de matar os pobres e inocentes animais para satisfazer um estupido preconceito humano? isto é tão estúpido que me da vontade de rir.
como justiça por esses animais ESTUPIDAMENTE sacrificados, devia de ser feito o mesmo ás pessoas responsaveis por esses actos muito crueis. eu adorava, adorava mesmo ver os responsaveis pelo esfolamento desses animais ainda vivos, serem também esfolados vivos, sentirem o que sentiram os animais. porque os animais irracionais tambem sao seres vivos, sao individuos formados por celulas que permitem a vida tal como ela é. sao seres que sentem dor como nós e sofrem também. lá por ser-mos inteligentes, nao quer dizer que temos o direito de tratar os outros animais como objectos para nosso proprio uso. os animais tal como nós merecem ser respeitados e merecem a liberdade, é um direito obrigatório de todos os seres vivos, NÓS NEM NINGUÉM TEM O DIREITO DE OS TIRAR!

9:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu vou ser um pouco violento no meu comentário, mas é o que esse tipo de pessoas estão realmente a pedir!
onde é que está o sentido de matar os pobres e inocentes animais para satisfazer um estupido preconceito humano? isto é tão estúpido que me da vontade de rir.
como justiça por esses animais ESTUPIDAMENTE sacrificados, devia de ser feito o mesmo ás pessoas responsaveis por esses actos muito crueis. eu adorava, adorava mesmo ver os responsaveis pelo esfolamento desses animais ainda vivos, serem também esfolados vivos, sentirem o que sentiram os animais. porque os animais irracionais tambem sao seres vivos, sao individuos formados por celulas que permitem a vida tal como ela é. sao seres que sentem dor como nós e sofrem também. lá por ser-mos inteligentes, nao quer dizer que temos o direito de tratar os outros animais como objectos para nosso proprio uso. os animais tal como nós merecem ser respeitados e merecem a liberdade, é um direito obrigatório de todos os seres vivos, NÓS NEM NINGUÉM TEM O DIREITO DE OS TIRAR!

9:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu vou ser um pouco violento no meu comentário, mas é o que esse tipo de pessoas estão realmente a pedir!
onde é que está o sentido de matar os pobres e inocentes animais para satisfazer um estupido preconceito humano? isto é tão estúpido que me da vontade de rir.
como justiça por esses animais ESTUPIDAMENTE sacrificados, devia de ser feito o mesmo ás pessoas responsaveis por esses actos muito crueis. eu adorava, adorava mesmo ver os responsaveis pelo esfolamento desses animais ainda vivos, serem também esfolados vivos, sentirem o que sentiram os animais. porque os animais irracionais tambem sao seres vivos, sao individuos formados por celulas que permitem a vida tal como ela é. sao seres que sentem dor como nós e sofrem também. lá por ser-mos inteligentes, nao quer dizer que temos o direito de tratar os outros animais como objectos para nosso proprio uso. os animais tal como nós merecem ser respeitados e merecem a liberdade, é um direito obrigatório de todos os seres vivos, NÓS NEM NINGUÉM TEM O DIREITO DE OS TIRAR!

9:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu vou ser um pouco violento no meu comentário, mas é o que esse tipo de pessoas estão realmente a pedir!
onde é que está o sentido de matar os pobres e inocentes animais para satisfazer um estupido preconceito humano? isto é tão estúpido que me da vontade de rir.
como justiça por esses animais ESTUPIDAMENTE sacrificados, devia de ser feito o mesmo ás pessoas responsaveis por esses actos muito crueis. eu adorava, adorava mesmo ver os responsaveis pelo esfolamento desses animais ainda vivos, serem também esfolados vivos, sentirem o que sentiram os animais. porque os animais irracionais tambem sao seres vivos, sao individuos formados por celulas que permitem a vida tal como ela é. sao seres que sentem dor como nós e sofrem também. lá por ser-mos inteligentes, nao quer dizer que temos o direito de tratar os outros animais como objectos para nosso proprio uso. os animais tal como nós merecem ser respeitados e merecem a liberdade, é um direito obrigatório de todos os seres vivos, NÓS NEM NINGUÉM TEM O DIREITO DE OS TIRAR!

9:42 da tarde  
Blogger (A)narchist said...

eu vou ser um pouco violento no meu comentário, mas é o que esse tipo de pessoas estão realmente a pedir!
onde é que está o sentido de matar os pobres e inocentes animais para satisfazer um estupido preconceito humano? isto é tão estúpido que me da vontade de rir.
como justiça por esses animais ESTUPIDAMENTE sacrificados, devia de ser feito o mesmo ás pessoas responsaveis por esses actos muito crueis. eu adorava, adorava mesmo ver os responsaveis pelo esfolamento desses animais ainda vivos, serem também esfolados vivos, sentirem o que sentiram os animais. porque os animais irracionais tambem sao seres vivos, sao individuos formados por celulas que permitem a vida tal como ela é. sao seres que sentem dor como nós e sofrem também. lá por ser-mos inteligentes, nao quer dizer que temos o direito de tratar os outros animais como objectos para nosso proprio uso. os animais tal como nós merecem ser respeitados e merecem a liberdade, é um direito obrigatório de todos os seres vivos, NÓS NEM NINGUÉM TEM O DIREITO DE OS TIRAR!

9:45 da tarde  
Blogger (A)narchist said...

eu vou ser um pouco violento no meu comentário, mas é o que esse tipo de pessoas estão realmente a pedir!
onde é que está o sentido de matar os pobres e inocentes animais para satisfazer um estupido preconceito humano? isto é tão estúpido que me da vontade de rir.
como justiça por esses animais ESTUPIDAMENTE sacrificados, devia de ser feito o mesmo ás pessoas responsaveis por esses actos muito crueis. eu adorava, adorava mesmo ver os responsaveis pelo esfolamento desses animais ainda vivos, serem também esfolados vivos, sentirem o que sentiram os animais. porque os animais irracionais tambem sao seres vivos, sao individuos formados por celulas que permitem a vida tal como ela é. sao seres que sentem dor como nós e sofrem também. lá por ser-mos inteligentes, nao quer dizer que temos o direito de tratar os outros animais como objectos para nosso proprio uso. os animais tal como nós merecem ser respeitados e merecem a liberdade, é um direito obrigatório de todos os seres vivos, NÓS NEM NINGUÉM TEM O DIREITO DE OS TIRAR!

9:45 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home