segunda-feira, maio 30, 2005

Opiniões

Há comentários que merecem ser tornados posts! Vale a pena ler a opinião de um representante do blog adopt@pet:

«Não usar peles é um dever ético e moral! Há alternativas para a pura vaidade. No entanto parece-me não haver tanto consenso relativamente às alternativas à experimentação animal...

«Já várias vezes pensei no assunto e perguntei-me se estaríamos tão evoluídos em termos farmacêuticos se não usássemos animais para fazer testes. Penso que não. Talvez não se tivesse conseguido encontrar tantas vacinas e debelar certas doenças; talvez não conseguíssemos ter uma esperança de vida tão grande; talvez muitos génios da humanidade tivessem morrido de enfermidades várias antes de enriquecerem o mundo humano com as suas descobertas e obras; talvez fossemos menos milhões do que somos agora...

«Mas talvez a nossa grandeza fosse infinitamente maior e melhor porque saberíamos respeitar a integridade física daqueles que não se podem defender dos nossos actos e que jamais poderão retribuír em igual moeda os massacres que lhes fazemos... De que nos serve sobrevivermos às doenças à custa da vida dos outros animais, sermos tantos em quantidade (mas não em qualidade), não sabermos gerir essa vida tão longa e não aprendermos com os erros que nos destroem a nós próprios?

«Não haverá outra maneira de testarmos a eficácia farmacológica sem sacrificar outras espécies? Talvez haja... Talvez seja fazendo experiências na nossa própria espécie... Os nazis fizeram-nas e ficamos ainda hoje incrédulos com a brutalidade que perpetraram naqueles que queriam ver extintos... Mas também ficamos incrédulos com a barbaridade que se pratica nos laboratórios com animais... Sabemos que se criam animais apenas para serem cobaias do ser humanos; sabemos que esses animais nunca verão a luz do dia, nunca poderão andar em liberdade nem serão donos da própria vontade.

«Revoltamo-nos com as experiências feitas em animais e humanos, mas também nos revoltamos com a inexistência de uma vacina que previna cada doença (o SIDA é apenas uma delas). Temos de evoluír ainda mais para conseguirmos dispensar as experiências em seres vivos.

«Mas como e por onde?»

4 Comments:

Blogger kiko said...

Blog invejável, parabéns!

9:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

No comentário que fiz há demasiadas dúvidas mas há também as duas únicas certezas de que a consciência sobre os nossos actos deve ser cultivada e de que temos a obrigação de questionar tudo o que nos parece incorrecto para encontrarmos uma solução que concilie a rectidão com a eficácia. O comodismo leva-nos a fechar os olhos a práticas seculares e a permitirmos que elas se perpetuem e se tornem tradição sem fazermos uso da razão e da crítica. São estas duas características humanas que nos permitem, afinal, evoluir como espécie em si e como espécie em harmonia com as outras. Neste sentido, penso que o próximo grande desafio evolutivo do Homem na ciência farmacêutica será um desafio ético.
Obrigada, Rakel :)

10:17 da manhã  
Blogger Wakewinha said...

Plenamente de acordo! Por isso é que as tuas palavras aqui constam! ;)

1:10 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Amigos

Apesar da distância, estamos em sintonia e nossa luta é a mesma!

Parabéns pelo blog. As informações são excelentes e muito bem distribuídas.

Aproveito para comunicar:

MANIFESTAÇÃO PELO FIM DA VIVISSECÇÃO:

DOMINGO DIA 03/JULHO
PONTO DE ENCONTRO:
AV. PAULISTA C/ MIN. ROCHA AZEVEDO
DAS 10 ÀS 12HS.
SAIREMOS EM PASSEATA ATÉ A
SANTA CASA

REALIZAÇÃO:
FABIO PAIVA
ERICO MABELLINI
JULIO MANCHA
MARTHA MAGANHA

CONTAMOS COM A PARTICIPAÇÃO DOS AMIGOS ATIVISTAS E DE TODAS AS ONGS
DE TODO O BRASIL

INFORMAÇÕES E ADESÕES

http://www.tribunaanimal.com/home.htm

Obrigada pelo convite, adorei visitar vcs!

Martha

11:02 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home